» visite o site do RuralBR

 | 06/10/2007 20h08min

Juventude é goleado pelo Náutico e fica mais perto da Série B

Time gaúcho precisa de aproveitamento superior a 70% nos últimos oito jogos

Márcio Luiz  |  marcio.luiz@rbsonline.com.br

Segue o calvário do torcedor papo no Campeonato Brasileiro. Depois de bater o Vasco em São Januário, o Juventude foi até os Aflitos neste sábado enfrentar o Náutico na esperança de emplacar uma segunda vitória consecutiva fora de casa e ainda ter esperanças de escapar do rebaixamento, mas acabou goleado por 4 a 1. Geraldo (dois), Ferreira e Felipe marcaram para os pernambucanos e Vanzini descontou para os gaúchos. 

O resultado deixa o time de Caxias do Sul com um pé na Série B de 2008. Penúltimo colocado, com 30 pontos, o Juventude precisará somar pelo menos mais 17 pontos nos últimos oito jogos para fugir do descenso. O que significa um aproveitamento de 70,8%. Um número muito alto para quem até agora ganhou apenas 33,3% dos pontos disputados em 30 rodadas.

O técnico Beto Almeida repetiu nos Aflitos a proposta de jogo utilizada em São Januário. Com três zagueiros, o Juventude foi a campo primeiro para se defender, para depois tentar especular no contra-ataque e quem sabe marcar o golzinho da vitória. Mas mal o jogo começou, e o time de Caxias do Sul já estava em desvantagem. 

Apoiado por sua torcida, o Náutico começou elétrico. Logo no primeiro minuto, Felipe chutou a bola no travessão de Michel Alves. No minuto seguinte, Sidny invadiu a área pela ponta direita e foi derrubado. A princípio, o árbitro marcou falta fora da área, mas o assistente confirmou a penalidade, convertida por Geraldo.

Em desvantagem no placar, o Juventude só conseguiu chegar ao gol do Náutico aos 19 minutos. Alex Alves cobrou boa falta da entrada da área, que o goleiro Fabiano defendeu. Aos 32, o mesmo Alex Alves recebeu bom passa na área, driblou Fabiano e chutou rasteiro no canto, mas o zagueiro do Timbu tirou em cima da linha e evitou o empate.

Mas justamente quando estava melhor em campo, com mais posse de bola, o Juventude sofreu o segundo gol. Aos 43 minutos, depois de boa jogada individual na linha de fundo, Marcelinho cruzou rasteiro para o meio da área. O atacante Ferreira se antecipou aos zagueiros alviverdes e, de letra, tocou para o fundo das redes. A derrota, a 16ª do Juventude no campeonato, já parecia certa.

Mas o time de Caxias do Sul voltou vivo para a segunda etapa, pressionando o Náutico. Aos 10 minutos, Beto Almeida tirou Barão para a entrada de Fábio Baiano. Era a qualidade que faltava para o Juventude chegar ao gol. Aos 15 minutos, após cruzamento na área, o uruguaio Vanzini subiu mais que todo mundo para descontar de cabeça.

As esperanças alviverdes, no entanto, duraram apenas seis minutos. Aos 21, o time pernambucano encaixou um contra-ataque fulminante. Felipe lançou para Geraldo, livre na área, chutar cruzado e marcar o terceiro dos donos da casa. O time gaúcho até foi guerreiro e tentou descontar, mas acabou sofrendo o golpe final aos 42 minutos. Felipe recebeu na ponta, trouxe para o meio e fuzilou Michel Alves.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS