| 05/10/2007 09h48min
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, durante a convocação da seleção portuguesa para os duelos ante Azerbaijão e Cazaquistão, nos dias 13 e 17 de outubro, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2008, o técnico Luiz Felipe Scolari falou sobre a diminuição da pena de tentativa de agressão ao zagueiro sérvio Dragutinovic. O brasileiro comemorou o resultado:
– O mais importante é que, de alguma maneira, meu nome e minha imagem foram um pouco recuperados – comemorou o técnico.
O brasileiro foi punido inicialmente com uma suspensão de quatro jogos pela Uefa por ter tentado agredir o jogador sérvio Dragutinovic, mas recorreu da pena e foi novamente julgado nesta quinta-feira. No novo pleno, a entidade decidiu reduzir para dois meses a suspensão do treinador.
Desta forma, Felipão desfalca Portugal nos duelos ante Azerbaijão, Cazaquistão e Armênia, mas retorna contra a Finlândia, último compromisso do selecionado nas Eliminatórias da Euro. Nesses jogos, a equipe será comandada pelo auxiliar Flávio Murtosa, que o substituirá no comando da equipe lusa nos três próximos compromissos.
– O Flávio tem tantas condições como eu ou até mais. É mais calmo e tranqüilo do que eu, mas, em termos técnicos, não há grandes diferenças. Nós sempre analisamos os jogos em conjunto. Agora, ele terá a mesma responsabilidade que eu tenho quando estou no comando – destacou Felipão.
Scolari também revelou que conversou com Dragutinovic após o incidente do dia 12 de setembro, após o empate por 1 a 1 entre Portugal e Sérvia, em Lisboa, e que os dois fizeram as pazes.
– Conversamos como dois cidadãos normais e comuns. Nos falamos por telefone diante de membros da Uefa e pedimos desculpas. Quem sabe, um dia, a gente possa se conhecer melhor – afirmou o brasileiro.
Quanto à convocação para os dois próximos jogos de Portugal pelo qualificatório da Euro, o treinador promoveu os retornos de Duda, Miguel Veloso, Tonel e Ricardo Carvalho, ausentes na última lista, Em contrapartida, deixou de fora Jorge Andrade, Caneira, Petit, Hélder Postiga, João Tomás e o brasileiro naturalizado português Pepe, todos estes lesionados.
Portugal ocupa no momento a terceira posição do Grupo A do qualificatório, com 17 pontos, dois a menos que a segunda colocada Finlândia e a quatro da líder Polônia. Apenas os dois primeiros de cada chave garantem vaga na Euro, mas a equipe de Felipão tem um jogo a menos que os dois adversários que estão à frente na tabela.
GAZETA PRESS