| 03/10/2007 11h22min
Vaga na Libertadores e vice-liderança. Com esses dois objetivos, o Grêmio encara o Atlético-MG, às 20h30min desta quarta, no Estádio Olímpico, pela 29ª rodada do Brasileirão. Para alcançar a meta, o Tricolor conta com um reforço especial: a torcida. A equipe é a que tem o melhor aproveitamento em casa nesse campeonato, 75,8%.
No Brasileirão, com público nunca inferior a 30 mil pessoas, o time derrotou em seqüência Botafogo, Vasco, Inter e Santos, concorrentes diretos na briga por vaga na Libertadores. Para os jogadores, o fenômeno está relacionado ao comportamento da torcida. Como se a energia da arquibancada refletisse em campo.
O volante Diego Souza disse ter experimentado sensação semelhante no jogo contra o Boca, na Bombonera.
– Nosso estádio funciona muito como caldeirão. O time entra aceso, e o adversário toma um susto – afirmou.
O técnico Mano Menezes também valoriza o apoio dos torcedores. Mas observa que o desempenho em casa, superior ao do São Paulo, é conseqüência da capacidade da equipe.
– A forma de o time jogar em casa combina com o modo de de pensar da torcida, que é maravilhosa – resumiu.
Dentro de campo, o treinador não poderá contar com Hidalgo, que será submetido à uma cirurgia de menisco na noite desta quarta. Anderson Pico será seu substituto. Na zaga, Pereira assumirá o lugar de William, suspenso. Tcheco era dúvida, mas deve ir para o jogo.
Do lado adversário, a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, sábado, no Rio, colocou o Atlético-MG na zona de rebaixamento. Já são seis partidas sem vitória. Desde a chegada de Leão, o aproveitamento é de 33%, superior apenas ao de América-RN e Juventude, os últimos colocados na tabela.
O zagueiro Leandro Almeida, suspenso, e o volante Rafael Miranda, lesionado, não atuarão hoje à noite. Na defesa, entra Vinícius, ex-Inter. Condenado pelo STJD por incidentes no clássico contra o Cruzeiro, o time perdeu o mando de campo para o jogo contra o Sport, sábado. O recurso do clube será julgado hoje.
ZERO HORA