| 01/10/2007 13h19min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta segunda, a falta de apoio de entidades esportivas à seleção brasileira feminina de futebol. Neste domingo, a equipe brasileira perdeu para a Alemanha, por 2 a 0, na final do Mundial Feminino de futebol, disputado na China.
– Acho que a seleção brasileira enaltece não apenas o nome do Brasil, mas o esporte brasileiro. Acho que essas meninas, que não são tão valorizadas como deveriam ser pelas entidades que cuidam do esporte feminino no Brasil, precisam, na verdade, levantar a cabeça, saber que nós estamos começando um processo muito grande, elas são valorosas, orgulharam o Brasil – disse Lula em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.
Para o presidente, é preciso criar as condições para que as jogadoras brasileiras disputem mais competições.
– Acho que nós temos que nos preparar para outros embates, ou seja, essas meninas não podem jogar apenas de quatro em quatro anos ou jogar de quando em quando, é preciso que a gente dê mais atenção ao futebol feminino, porque elas, com esforço próprio, se transformaram em motivo de orgulho para todos nós brasileiros – salientou.
Depois da final, durante a premiação, as meninas da seleção clamaram por ajuda por intermédio de um cartaz que dizia "Brasil, precisamos de apoio". Por falta de uma competição nacional, a maioria das jogadoras atua no Exterior. As que moram no país só disputam alguma partida quando são convocadas para a seleção brasileira, segundo informações do site GloboEsporte.com.
A CBF já prometeu a criação da Copa do Brasil de Futebol Feminino, que deve começar no final de outubro, tão logo se encerre o levantamento feito pela entidade junto aos clubes que têm times de mulheres.