| 15/09/2007 16h48min
O brasileiro Leandro Guilheiro foi eliminado neste sábado do Mundial de Judô do Rio de Janeiro. Na categoria leve (até 73 kg), ele perdeu para o campeão europeu Elnur Mammadli, do Azerbaijão, por wa-zari e koka contra um yuko. Com a derrota, o judoca de 24 anos teve de adiar o sonho de conquistar sua primeira medalha de ouro.
Guilheiro torce agora para que Mammadli chegue ao menos à semifinal para que possa disputar a repescagem e brigar pela medalha de bronze. No Mundial do Cairo, em 2005, o brasileiro foi o sétimo colocado.
O combate começou com os dois judocas se estudando. Guilheiro era mais agressivo e partida para cima do rival, mas Mammadli mostrava-se concentrado e levava perigo nas pegadas. A 1min54s de luta, o atleta do Azerbaijão obteve um koka.
O ritmo seguiu igual. Quando faltavam cerca de dois minutos para o fim, Guilheiro precisou se contorcer para evitar um ippon de Mammadli. Com 3min36s, o europeu obteve um wa-zari e complicou de vez a vida do brasileiro.
Faltando 1min12s para o final do combate, Mammadli recebeu um shido. A dez segundos do fim, um novo shido foi marcado e Guilheiro ficou com um yuko. Mas, apesar de cansado, o atleta do Azerbaijão conseguiu segurar a vantagem e se classificou à terceira rodada.
GAZETA PRESS