| 09/09/2007 19h06min
A Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos neste domingo, em partida amistosa realizada em Chicago. A equipe do técnico Dunga saiu em desvantagem no placar, mas conseguiu a virada e emplacou uma goleada de 4 a 2, com gols de Lúcio, Ronaldinho e Elano. O primeiro gol brasileiro foi de Onyewu, contra, na etapa inicial. Foi a 19ª partida sob o comando de Dunga. Agora, o treinador, que assumiu a equipe após o fiasco na Copa do Mundo de 2006, acumula 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.
A Seleção Brasileira volta a jogar na quarta-feira, no último amistoso antes do início das Eliminatórias da Copa de 2010, contra a Colômbia, dia 14 de outubro. O time de Dunga enfrenta o México, em Boston.
Apesar do péssimo estado do gramado do Estádio Soldiers Field, o Brasil começou a partida ligado no jogo. Com maior posse de bola, o time de Dunga criou a primeira chance. Aos 8 minutos, Ronaldinho acertou um lindo lançamento para Afonso, que tocou na saída de Howard, mas acertou o poste esquerdo dos Estados Unidos.
Melhor em campo, o Brasil acabou castigado por uma falha defensiva. Aos 20 minutos, Donovan bateu escanteio da esquerda e Bocanegra cabeceou livre para balançar as redes e colocar os norte-americanos na frente.
A desvantagem não intimidou a seleção brasileira, que continuou atacando mais. Só que a forte marcação dos Estados Unidos e o gramado ruim eram obstáculos para a criação. Mesmo assim, o empate veio aos 32 minutos, com uma combinação de criatividade e sorte. Ronaldinho encontrou Kaká livre de marcação na esquerda. Howard defendeu o arremate do craque do Milan, mas a bola tocou em Onyewu e foi para as redes.
O Brasil manteve o bom ritmo no segundo tempo e marcou o segundo gol. Aos 8 minutos, Ronaldinho cobrou escanteio da esquerda e Lúcio apareceu no segundo poste para conferir de cabeça e colocar o time à frente. Pouco depois, Dunga iniciou o revezamento na Seleção. Entraram Daniel Alves, Júlio Baptista e Vagner Love. A equipe teve uma pequena queda de rendimento e sofreu o gol de empate. Aos 28 minutos, Cherundolo cruzou rasteiro da direita na área. Dempsey teve tempo de ajeitar e chutar no canto direito de Doni.
Só que a festa norte-americana durou pouco. No minuto seguinte, brilhou mais uma vez a estrela de Ronaldinho, que bateu uma falta frontal para o desespero de Howard. A bola morreu no canto direito do goleiro: 3 a 2. E nos acréscimos, Elano ainda marcou o quarto, convertendo pênalti sofrido por Júlio Baptista.
GAZETA PRESS