» visite o site do RuralBR

 | 29/08/2007 23h42min

Tricolor leva 2 a 0 do Sport na Ilha do Retiro

Time cai para sétimo, perde Mano e tem desfalques para domingo

Juliano Schüler  |  juliano.schuler@rbsonline.com.br

Foi uma noite negativa para o Grêmio em Recife. Além do time jogar mal e levar 2 a 0 do Sport, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão, três jogadores levaram cartão amarelo e desfalcam o time na rodada do fim de semana, contra o Botafogo. A equipe comandada pelo técnico Geninho cumpriu com a obrigação de quem joga em casa e chegou aos gols com Da Silva, de pênalti, na primeira etapa, e com Carlinhos Bala, no segundo tempo.

Com a derrota, o time fica na sétima posição, com os mesmos 32 pontos. No próximo domingo, recebe o Botafogo no Estádio Olímpico sem poder contar com peças importantes: Bustos, Sandro Goiano e Anderson Pico terão de cumprir suspensão automática.

Seja pela falta de uma melhor pontaria dos atacantes ou mérito dos goleiros, o placar da etapa inicial na Ilha do Retiro bem que poderia ter terminado pelo menos em 2 a 2 pelas chances claras que as equipes desperdiçaram. Quem chutou primeiro a gol foi o Grêmio, aos 8 minutos, com Marcel. O centroavante mandou um chute venenoso da meia-esquerda. Magrão abafou a bola espalmando para escanteio.

Nas chances "cara a cara", nas quais os arqueiros levaram vantagem, melhor para Magrão. O goleiro do Sport defendeu chutes à queima-roupa de Marcel e Diego Souza. O mesmo também fez Saja ao barrar um cabeceio de dentro da pequena área de Da Silva. Na segunda oportunidade, Da Silva mandou sobre o gol.

Com baixa qualidade técnica – chuva forte e gramado molhado também contribuíram – a partida seguiu equilibrada até os 30 minutos, quando o time comandado por Mano Menezes começou a tomar conta das ações do jogo e chegar com mais facilidade à frente. Isso, no entanto, não se traduziu em gols. Sem conseguir concluir, Marcel acabou fazendo o pivô para os chutes de companheiros que vinham de trás.

Embora tivesse maior volume de jogo que o Sport, a equipe pernambucana também incendiou a defesa gremista com as chegadas de Rosembrick pelo meio e Carlinhos Bala pelos lados. Até que aos 43 do segundo tempo, em uma bola alçada para dentro da área, o experiente zagueiro Gustavo caiu na área. O árbitro Domingos de Jesus Viana Filho entendeu que foi falta de Léo no adversário e assinalou o pênalti.

Na terceira vez que Da Silva e Saja ficam frente a frente, o jogador do Sport levou a melhor. Bateu no canto esquerdo do goleiro e abriu o placar no final do primeiro tempo.

Após o intervalo, Mano voltou com Ramon no lugar de Anderson Pico, que já havia recebido cartão amarelo e, segundo o treinador, estava um pouco perdido na função. A novidade no time deu uma nova cara não por mais do que 15 minutos. Ramon se movimentou e se esforçou como sempre, mas não resolveu os problemas do Grêmio no setor ofensivo.

Além disso, o Sport voltou melhor dos vestiários, pressionou e obrigou Saja a trabalhar duro. Na oportunidade mais perigosa, Júnior Maranhão bateu falta e a bola passou pelo meio da barreira. O argentino estava ligado e mandou para a linha de fundo.

Ainda assim, o Tricolor conseguia subir ao ataque e chegar até a área do Sport. Sem velocidade nas ações ofensivas, o Sport sempre tinha tempo suficiente para se fechar na defesa. Sem penetração para o arremate, como as que ocorreram no primeiro tempo, Mano sacou Marcel do time para a entrada de Tuta aos 22 minutos. A conclusão mais perigosa do ex-titular chegou fácil às mãos de Magrão.

Com o time aberto e tentando o empate, Romerito aproveitou o descuido da marcação para partir no contra-ataque pelo meio. Ele rolou na medida para Carlinhos Bala, que entrou na área e deu apenas um toque para tirar do alcance de Saja aos 30 minutos.

Depois do gol, a equipe de Mano Menezes se perdeu taticamente. Deixou a organização de lado e tentou de todas as maneiras fazer pelo menos um gol. Com o tempo regulamentar esgotado, Hidalgo cobrou bem uma falta frontal. Magrão espalmou para fora.

E o técnico Mano Menezes pode voltar ao comando do time dentro de campo só daqui a um mês. Ele foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na partida contra o Corinthians, dia 12 de agosto. Incurso no artigo 187 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), foi punido com 30 dias de afastamento, perdendo as partidas contra Botafogo, Vasco e Cruzeiro, além do clássico Gre-Nal, marcardo para o dia 16 de setembro. O departamento jurídico do clube deve entrar com recurso nesta quinta-feira.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS