» visite o site do RuralBR

 | 19/08/2007 15h44min

Scheidt e Prada ficam sem velejar pelo terceiro dia consecutivo

Brasileiros seguem em sexto, com 20 pontos perdidos em três regatas

Último evento-teste para as provas de vela dos Jogos Olímpicos de 2008, a Pré-Olímpica de Qingdao, na China, teve neste domingo as regatas do dia canceladas pela terceira vez desde o início da competição, na quarta. Mais uma vez, os ventos não apareceram e nenhuma regata foi disputada nas 11 classes olímpicas. Com isso, os campeões mundiais de star Robert Scheidt e Bruno Prada seguem na sexta colocação geral, com 20 pontos perdidos, após três regatas disputadas. A liderança é dos suíços Flavio Marazzi e Christoph Christen, com nove pontos perdidos.

Se a programação oficial do evento tivesse sido cumprida, a fase de classificação teria terminado neste domingo e a Regata da Medalha seria na segunda. Entretanto, como foram disputadas somente duas regatas na quinta e uma no sábado, a programação está ameaçada.

– As regatas de domingo foram antecipadas das 13h (locais) para meio-dia, mas ainda assim não houve vento suficiente. Para a gente é bastante ruim, já que não podemos conhecer melhor a raia de Qingdao – disse Scheidt.

O proeiro Bruno Prada lembrou que velejar o máximo possível em Qingdao é mais importante do que o resultado final da competição.

– Nosso objetivo principal no ano era o Mundial de Cascais, no qual conseguimos o título. Aqui o foco é conhecer as instalações e os ventos de Qingdao, mas até agora está difícil – lamentou.

Scheidt e Prada conseguiram um segundo, um quinto e um 13º lugares até agora. Para segunda, novamente a partir do meio-dia, estão previstas três regatas. Para que todas as classes consigam cumprir o programa de 11 provas, a competição pode se estender até a próxima sexta.

As representantes brasileiras na classe 470, Fernanda Oliveira e Isabel Swan, também se mostraram frustradas.

– Ficamos quase três horas na água, boiando, até que a comissão de regatas decidiu cancelar as atividades deste domingo. Os velejadores estão desapontados com mais um dia de folga forçada – disse Fernanda.

Nas últimas regatas, as brasileiras conseguiram se recuperar na classificação. Fernanda e Isabel ficaram com a oitava e a terceira colocações nas provas de sábado. Depois de cinco regatas, a liderança na classificação geral é das japonesas Ai Kondo e Naoko Kamata, seguidas pelas australianas Elsie Rechichi e Tessa Parkinson e das suecas Therese Torgersson e Vendele Zachrisson.

Fernanda e Isabel ganharam oito posições na classificação geral e estão em 11ª lugar, muito próximas da Regata da Medalha, prova final com pontuação dobrada e que reunirá as 10 melhores duplas. Se as condições de vento melhorarem, os organizadores tentarão fazer 10 regatas classificatórias.

Da mesma maneira que as Olimpíadas, cada país tem seu representante em uma das 11 classes, somando mais de 400 atletas em Qingdao. Campeã nacional, a parceria Fernanda e Isabel representa o Brasil na 470, disputando a competição com outras 21 duplas. A delegação nacional ainda tem velejadores em mais sete classes: Robert Scheidt e Bruno Prada (star); Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Castro (RS:X); João Signorini (Finn); André Fonseca e Rodrigo Duarte (49er); Adriana Kostiw (laser radial) e Bruno Fontes (laser).

GAZETA PRESS

Notícias Relacionadas

18/08/2007 19h02min
Scheidt e Prada têm dia ruim no Pré-Olímpico de Vela

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS