| 18/08/2007 17h41min
O Brasil encerrou o último dia do torneio de judô dos Jogos Parapan-Americanos neste sábado com saldo de duas medalhas. O principal destaque foi o tricampeão para-olímpico Antonio Tenório, que conquistou o ouro na categoria até 100kg sem precisar lutar e também garantiu uma vaga nas Para-Olimpíadas de Pequim/2008.
– Os dois primeiros combates foram duros. O mais importante foi que consegui representar bem o Brasil. Cada medalhinha minha abre portas para 15 milhões de pessoas com deficiência no país – disse o judoca.
A prata ficou para o cubano José Bermudez e o bronze com o norte-americano Myles Porter. O venezuelano Hector Espinoza, adversário de Tenório na decisão, não compareceu e foi desclassificado.
Na categoria acima de 100kg o brasileiro Alexandre Silva deixou a competição na quarta colocação. Na final, Yangaliny Dominguez, de Cuba, derrotou o norte-americano Greg de Wall e faturou o lugar mais alto do pódio. William Montero, da Venezuela, conquistou o bronze.
Pela chave feminina, a única brasileira a encerrar o dia com uma medalha foi Lourdes Souza, prata na categoria acima de 70kg. Anayasi Hernandez garantiu mais um ouro para Cuba no judô. O bronze não foi distribuído já que somente três atletas disputaram a modalidade.
Finalizando o torneio de judô dos Jogos Parapan-Americanos, a mexicana Lenia Ruvalcaba bateu a norte-americana Lisamaria Martinez na decisão e faturou o ouro na categoria até 70kg. A brasileira Lucia Teixeira, derrotada na semifinal, ficou em terceiro, mas sem medalha.
GAZETA PRESS