| 10/08/2007 22h54min
Abel Braga é o novo técnico do Inter. Bem, nem tão novo assim. O treinador, anunciado na noite desta sexta-feira pela direção colorada como substituto de Alexandre Gallo, volta ao Beira-Rio pela quinta vez, apenas quatro meses depois de deixar o clube com o qual conquistou o Mundial da Fifa.
A primeira vez de Abel foi na temporada 1988/1989, quando levou o time à semifinal da Libertadores – acabou eliminado pelo Olímpia. Em 1991 e 1995, o treinador voltou ao Beira-Rio.
Foi na quarta passagem que ele se consagrou. Abel foi apresentado no dia 3 de janeiro de 2006 com uma missão bem clara: conquistar a Libertadores. Mas ele foi além: não só pintou a América de vermelho e branco, como levou o saci para o Japão, onde derrotou o poderoso Barcelona.
Depois dos feitos relevantes, o ano de 2007 não começou nada bem para o Colorado. Com uma campanha ruim, o time amargou a sétima colocação no Gauchão e Abel foi embora, alegando ter proposta do futebol europeu cujo valor era incompatível com os padrões do Brasil.
– Isso não é uma despedida, pois me tornei colorado em 1988, na minha primeira passagem pelo Inter, e hoje deixo o clube com o coração mais colorado do que nunca. Me sinto extremamente feliz por ter participado da campanha histórica do Inter em 2006.
A despedida foi mesmo curta. O técnico, que seguiu morando em Porto Alegre durante esse período de afastamento, terá agora a missão de levar o clube ao título do Brasileirão. A reabilitação no campeonato começa domingo, contra o Goiás, no Beira-Rio.
Neste sábado, Abel já comanda um treino e, logo depois, fala com a imprensa sobre o retorno e das idéias para reverter o momento ruim do Inter.