| 17/11/2002 19h27min
A rodada deste domingo, dia 17, do Brasileirão 2002 terminou com o Grêmio classificado e o Inter fora do rebaixamento. Ao final das vitórias do tricolor – 1 a 0 em cima do Atlético-MG – e do colorado – 2 a 0 em cima do Paysandu – não faltaram provocações entre os dirigentes. Em Belém, o presidente colorado, Fernando Carvalho, no ambiente de alívio e euforia do vestiário, desabafou:
– O Inter é o clube gaúcho que nunca esteve na segunda divisão.
Em Porto Alegre, a torcida tricolor foi ao Olímpico preparada para, além de comemorar a classificação, festejar o rebaixamento do Inter, que tinha uma parada dura em Belém. Caixões simbolizando o "enterro" colorado (foto) eram carregados por gremistas nas arquibancadas. Os resultados da rodada acabaram salvando o rival do rebaixamento. O presidente José Alberto Guerreiro, após garantida a classificação, não perdeu a oportunidade para alfinetar o Inter.
– Será um grande clássico. O maior clássico do futebol gaúcho na atualidade – declarou o presidente tricolor, ao comentar o confronto da próxima fase do Brasileirão entre Juventude e Grêmio, respectivamente quarto e quinto colocados na primeira fase.