| 14/07/2007 16h21min
O brasileiro Márcio Wenceslau Ferreira ficou em segundo lugar na final de taekwondo da categoria até 58kg, no Pavilhão 4A do Complexo do Riocentro. O ouro ficou com o dominicano Gabriel Mercedes. Neste sábado, o representante nacional bem que tentou, mas não conseguiu vencer o dominicano Gabriel Mercedes na final da competição, em uma luta emocionante e definida apenas na decisão dos juízes.
Embora não tenha faturado o primeiro ouro do país no evento, Ferreira comemora também a melhora do taekwondo brasileiro na categoria. Em Santo Domingo-2003, o irmão de Márcio, Marcel, foi eliminado pelo mesmo Mercedes nas quartas-de-final. Na ocasião, o dominicano faturou o bronze.
A luta que definiu o campeão da até 58 kg foi muito acirrada. Mercedes começou o combate com tudo e rapidamente abriu 2 a 0, acertando um golpe no rosto de Ferreira com 1min20 de duelo.
O domínio do centro-americano persistiu no segundo round, e o competidor da República Dominicana chegou a fazer 4 a 0. Depois de conseguir seu quarto ponto, Mercedes recebeu a sua segunda punição e teve um tento debitado.
O primeiro cartão vermelho da disputa deu ânimo para o brasileiro, que conseguiu seu primeiro ponto com 17s de combate no terceiro round. Momentos depois, o dominicano recebeu sua quarta punição e teve mais um ponto cassado, e o placar caiu para 2 a 1.
Com o apoio da torcida nos segundos finais, o brasileiro foi para cima do adversário, que protagonizou um lance bizarro. Em plena final do Pan-Americano, Mercedes literalmente saiu correndo da área de luta. A atitude antidesportiva custou mais um ponto ao dominicano, e a decisão foi para a prorrogação.
No desempate, o dominicano cometeu a sua sexta infração na disputa. Entretanto, nenhum ponto foi computado e a decisão foi para os juízes. O dominicano recebeu mais votos e faturou o primeiro ouro de seu país na competição.
Esta é a quarta medalha de prata do Brasil, que também tem uma de
bronze. A primeira prata foi conquistada pela
nadadora Poliana Okimoto, que chegou cerca de dois segundos atrás da norte-americana Chloe Sutton na prova de maratona aquática de 10km disputada, nesta manhã, na Praia de Copacabana.
A segunda medalha de prata veio para Rubens Valeriano, que terminou a prova de mountain bike atrás do norte-americano Adam Craig, o favorito ao ouro nesta prova. A terceira prata foi da equipe masculina de ginástica artística, que ficou atrás dos porto-riquenhos por pouquíssima diferença: 353.900 para Porto Rico e 353.600 para Brasil. Os Estados Unidos ficaram em terceiro.
O brasileiro Allan do Carmo, de 17 anos, conquistou a medalha de bronze na maratona aquática de 10 km, disputada na manhã deste sábado na praia de Copacabana. O venezuelano Ricardo Monastério venceu a prova, seguido do norte-americano Charles Peterson.