| 12/11/2002 22h25min
O Joinville venceu o União São João por 3 a 0 nesta terça, dia 12, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho. Com a vitória, o tricolor garantiu permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Anselmo (2) e Aderaldo marcaram os gols do jogo. O JEC se despediu da competição no 12º lugar, com 34 pontos.
Faltaram novidades no primeiro tempo entre Joinville e União. Os jogadores tricolores estavam aparentemente desequilibrados e perderam, no mínimo, três grandes chances de balançar a rede adversária. O cenário no Ernestão só pegou fogo nos últimos dez minutos da primeira etapa.
Aos 36, Anselmo recebeu um lance preciso de Beto e, sozinho na cara do gol, cabeceou para a linha de fundo. Na seqüência, quem assustou foi o atacante paulista Zinho. Em frente ao goleiro Marcão, ele optou por um drible curto e desperdiçou a chance de abrir o placar.
O meia Nem, colocado no segundo tempo no lugar de Chu, pôs ordem no meio-de-campo do Joinville, que se mantinha nervoso e quase transparente no jogo. Com habilidade, aos cinco minutos, Nem lançou a bola para Zé Carlos que, por sua vez, aproveitou a saída de Anselmo em frente à área do União.
O atacante Anselmo, redimindo seu erro anterior, mandou a bomba e fez 1 a 0. Com o gol, o JEC partiu para cima do adversário com empolgação e ânimo. Prova disso foram as poucas oportunidades que teve o União de chegar à área do goleiro Marcão.
Aos 19 minutos, Zé Carlos possibilitou novamente o avanço dos atacantes. Com qualidade, ele lançou para Maia na entrada da área e Anselmo recebeu a assistência, fazendo o segundo gol da partida.
Para desespero dos jogadores paulistas, aos 34 minutos, o bandeirinha marcou impedimento num gol de Galvão. A folga para o JEC veio aos 42 minutos, quando Nem endereçou a bola para Aderaldo, que cabeceou e balançou a rede do União pela terceira vez.
RAFAEL GIORGIO FERRI/DIÁRIO CATARINENSE