| 25/06/2007 18h16min
O técnico da seleção brasileira feminina de Vôlei, José Roberto Guimarães, quer aproveitar a série de quatro amistosos contra a Sérvia no sul do país para estabelecer um padrão na equipe que vai tentar ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos. A primeira partida será nesta terça, a partir das 18h20min (de Brasília), em Brusque, Santa Catarina.
– Precisamos nos ambientar e começar a ter um padrão. Espero que tenhamos quatro boas atuações. Esta primeira partida é importante. O time precisa se conhecer melhor e sentir o clima dos Jogos Pan-Americanos – comenta o técnico, que não comanda o time nacional diante de sua torcida desde agosto de 2005.
Para o treinador o fato de o adversário ser a Sérvia é bastante importante.
– A Sérvia tem um estilo parecido com o nosso. Joga na base da velocidade em todas as posições, tem uma boa opção de ataque pelo fundo e saca pesado. Será um bom teste em se tratando da primeira oportunidade que a equipe terá para jogar – avalia.
Na última vez que as equipes estiveram frente a frente, as adversárias ainda defendiam as cores da Sérvia e Montenegro. Esta será a primeira partida após o desmembramento do país europeu. Em 2006, as brasileiras encontraram as européias nas semifinais do Campeonato Mundial, no Japão. E a vitória foi verde-amarela: 3 sets a 1 (25/17, 25/14, 21/25 e 25/20). A maioria do atual grupo esteve naquela partida. As exceções são as ponteiras Érika e Regiane e a meio-de-rede Thaisa.
Com a mudança, o técnico brasileiro tem poucas informações das primeiras adversárias do ano.
– Conhecemos pouco este time da Sérvia. Não é a mesma base do time do Campeonato Mundial. Deste grupo que vem ao Brasil conheço duas jogadoras. A Nikolic, uma ponteira passadora, que atuou na Itália na equipe do Padova. Outra que tenho informações é a levantadora Maja Ognjenovic. Ela jogou na Romênia e é uma das melhores levantadoras do mundo na atualidade, jovem e muito boa jogadora. O técnico tem um bom número de jogadoras na Sérvia e está fazendo testes com algumas delas – conta Zé Roberto, que ainda não definiu o time titular.
Os outros três jogos contra a Sérvia serão realizados na quinta, sábado e domingo. Disputarão os quatro amistosos contra a Sérvia as seguintes jogadoras: Fofão e Carol (levantadoras), Sheilla e Mari (opostos), Jaqueline, Paula, Érika e Regiane (pontas), Walewska, Fabiana e Thaisa (meios-de-rede) e a líbero Fabi.
A ponteira Sassá, que está relacionada para os Jogos Pan-Americanos, sofreu uma torção no tornozelo esquerdo na última semana e ficou em Saquarema se tratando, junto com as demais atletas, que continuam os treinamentos. Regiane viajou em seu lugar.
GAZETA PRESS