| 25/06/2007 16h05min
Sob o olhar de 30 mil pessoas no Camp Nou, o atacante francês Thierry Henry foi apresentado no Barcelona. O jogador custou € 24 milhões e chega ao clube catalão após oito anos defendendo o Arsenal, da Inglaterra. O contrato com o Barça tem duração de quatro anos.
Alguns torcedores chegaram a esperar por mais de duas horas para recepcionar o mais novo astro do Barcelona. A situação lembrou a chegada de Ronaldinho Gaúcho ao clube, em 2003, quando 20 mil fãs o saudaram no Camp Nou. Como de costume, Henry, entusiasmado com as “boas-vindas”, saudou os presentes com embaixadinhas e toques de efeito na bola.
Na apresentação, um dos mais animados era o presidente do Barcelona, Joan Laporta.
– Henry é um dos melhores jogadores. Chega no momento perfeito para contagiar o grupo com sua qualidade, experiência e compromisso – comentou o dirigente sobre o francês, que tem 30 anos e ficou duas vezes entre os três melhores do mundo eleitos pela Fifa.
Laporta também confessou que o clube já “namorava” Henry há um bom tempo.
– Estávamos atrás há muitos anos. O Johan Cruyff queria contratá-lo quando ele era um jovem jogador, e eu também tentei em 2003, quando fui eleito presidente, e no ano passado. É um prazer vê-lo aqui – declarou o animado presidente.
Henry usará no Barça a camisa 14, número com que fez sucesso no Arsenal. Para garantir a permanência do atleta, a multa rescisória está estipulada em 125 milhões de euros.
O atacante é tido como um dos melhores do mundo e tem um currículo de respeito na Europa. Conquistou dois títulos ingleses com o Arsenal, em 2002 e 2004, sendo que neste último foi o principal destaque em uma conquista invicta que ainda marcou o recorde de um clube sem perder pelo Campeonato Inglês. Pelo clube inglês, ainda faturou uma Copa da Inglaterra, em 2002.
Pela seleção francesa, Henry foi o artilheiro da equipe na conquista da Copa do Mundo de 98 e atuou como titular nos títulos da Eurocopa, em 2000, e da Copas das Confederações de 2003. Na Copa de 2006, fez o gol que eliminou o Brasil, nas quartas-de-final.
A chegada do francês é um alento para os torcedores, que tiveram uma temporada para ser esquecida. Viram a equipe ser eliminada nas oitavas-de-final da Copa dos Campeões, perdendo em casa para o Liverpool; sair da Copa do Rei nas semifinais após ser goleado pelo Getafe; e o Campeonato Espanhol escapou para o Real Madrid, mesmo depois do Barça passar boa parte do campeonato na liderança.
Se o clube conseguir manter Eto’o e Ronaldinho Gaúcho, o que parece provável, o Barcelona terá o chamado “ataque dos sonhos”, com Henry, Messi, Eto’o e Ronaldinho Gaúcho.
GAZETA PRESS