| 04/06/2007 15h19min
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, lamentou nesta segunda as duas tragédias acontecidas no último fim de semana envolvendo o futebol africano. No sábado, 12 pessoas morreram esmagadas devido a uma confusão na saída da partida entre Zâmbia e República do Congo, pelas eliminatórias à Copa Africana de Nações de 2008.
No dia seguinte, o Ministro do Esporte do Togo, Richard Attipoé, e alguns funcionários da federação de futebol do país, morreram na viagem de volta de Serra Leoa, também após uma partida das eliminatórias à Copa Africana de Nações. Aparentemente, o helicóptero pegou fogo e caiu em Freetown, capital do país.
– Estes acidentes foram um golpe muito duro para nossa família do futebol. A dor causada por estas perdas é ainda maior porque estávamos reunidos poucos antes, no congresso de Zurique – disse Blatter em carta dirigida às associações afetadas.
Hoje, a Fifa mandou cartas de condolência às federações envolvidas, aos governos dos dois países, à Confederação Africana de Futebol (CAF) e aos familiares das vítimas.