| 07/05/2007 17h51min
O presidente da Uefa, o francês Michel Platini, parece estar mesmo decidido e mexer no já tradicional sistema de disputa da Copa dos Campões, o principal torneio interclubes da Europa. Em entrevista publicada na revista alemã Kicker, o cartola disse que apresentará as propostas de mudanças na reunião do conselho da entidade, que acontecerá em setembro, na cidade turca de Istambul.
– O novo formato será revelado em 27 de setembro. Trata-se de um tema sensível. Quero primeiro evocar esta questão com a comissão de estratégia, o comitê executivo, os clubes e algumas pessoas. O novo sistema, aprovado pelos clubes, será baseado em 12 grupos de quatro equipes cada um – explicou o ex-jogador francês, evitando dar muitos detalhes de seu projeto.
Mas Platini relembrou uma de suas plataformas durante sua campanha para presidência da entidade máxima do futebol europeu.
– Minha filosofia é dar a preferência ao campeão de um país pequeno e não ao quarto colocado em um grande campeonato.
O dirigente ainda falou sobre outro tema polêmico, a limitação de jogadores estrangeiros nos clubes europeus, algo que ele não é contra.
– Não se trata de algo que apóio como presidente da Uefa. Há coisas mais importantes para fazer que se lançar nessa batalha muito difícil de vencer, devido às leis sobre a liberdade do trabalho que vigoram na União Européia. Deve haver outros meios de dar aos jovens jogadores uma chance de evoluir em seu próprio campeonato.
GAZETA PRESS