| 03/05/2007 08h00min
Classificado em segundo lugar no Grupo 5, atrás do Flamengo, o Paraná Clube inicia a sua história nas fases eliminatórias da Copa Libertadores nesta quinta, quando recebe o Libertad, do Paraguai, às 19h (de Brasília), no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. O jogo de volta, em Assunção, será no dia 10 de maio e o classificado deste duelo enfrentará o ganhador do duelo argentino entre Vélez Sarsfield e Boca Juniors nas quartas-de-final.
Os paraguaios prometem dar muito trabalho, pois estão com um time regular desde a edição do ano passado, quando foram eliminados nas semifinais pelo Internacional, que garantiria o título. Neste ano, o Libertad assegurou a primeira posição do Grupo 1.
O técnico Zetti fez um apelo aos torcedores para que eles possam lotar o estádio e incentivar a equipe, apesar do desânimo que tomou conta da torcida após a derrota de domingo, por 1 a 0, para o Paranavaí, pelo primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense.
– Os torcedores precisam entender que se trata de uma outra competição e que temos boas chances de prosseguirmos na Copa Libertadores. Mas o apoio deles será fundamental, pois teremos um grande adversário pela frente e meus jogadores precisam ser motivados ao longo dos 90 minutos – disse o treinador.
O treinador paranista elogiou bastante o Libertad. Ele observou alguns teipes de jogos do time paraguaio na primeira fase e espera encontrar dificuldades.
– Para se ter uma idéia de como o jogo será complicado, o Libertad está invicto na Copa Libertadores jogando fora de casa e, no México, por exemplo, fez 4 a 1 no América, que está nas oitavas. Além disso, eles garantiram a classificação derrotando o Banfield dentro da Argentina. Com certeza o Libertad sabe jogar bem fora de casa e poderemos ter nesta quinta, dependendo, um jogo mais complicado do que no Paraguai – disse.
O treinador tem problemas para este jogo. Na lateral direita, Léo Matos, inscrito nesta fase, ocupará a vaga de Alex, que sofreu uma lesão na virilha direita contra o Paranavaí. Existe a possibilidade de o atacante Vinícius Pacheco ser escalado ao lado de Josiel. Mas para isso terá que provar antes do jogo que está recuperado de uma lesão na coxa esquerda. Do contrário, Lima será aproveitado. A boa notícia é que o zagueiro Neguette renovou contrato e vai a campo.
O Libertad entra em campo empolgado pela vitória de 2 a 0 sobre o Tacuary, que garantiu a segunda posição do Torneio Paraguaio do Torneio Apertura, com 22 pontos, dois a menos que o líder Cerro Porteño. O técnico Sergio Markarián está confiante para a partida e promete uma postura ofensiva em Curitiba.
– O regulamento da Copa Libertadores nos permite jogar de forma ofensiva fora de casa, pois isso poder nos trazer mais recompensas do que garantir um empate sem gols, por exemplo. Vamos jogar sem muito compromisso, pois a decisão será no Paraguai. Os jogadores do Libertad farão o que gostam em campo, pois assim ficaremos mais perto da classificação – disse Markarián.
GAZETA PRESS