» visite o site do RuralBR

 | 19/04/2007 21h48min

Inter é primeiro campeão a cair na primeira fase

Até o ano 2000, o defensor do título entrava direto na segunda etapa do torneio

Pouco menos de cinco meses após conquistar o inédito título mundial, o Inter voltou a marcar história nesta quinta-feira. Mas, agora, pelo lado negativo. Pela primeira vez desde 2000, quando mudou o regulamento e o campeão passou a iniciar a participação já na primeira fase, o defensor do título da Copa Libertadores cai ainda na etapa classificatória.

Nesta quinta-feira, o Colorado deu adeus ao sonho do bi, ao vencer o Nacional por 1 a 0, placar insuficiente para superar o time uruguaio no saldo de gols. Assim, os gaúchos ficaram em terceiro lugar no Grupo 4, com dez pontos. A liderança terminou com o Vélez Sarsfield, que teve um a mais.

E a marca vem justamente no ano em que disputa o evento pela primeira vez junto com seu arqui-rival, Grêmio, que também pode cair na primeira fase, caso não vença na última rodada. Hoje, o tricolor é terceiro do grupo 3, com sete pontos, sendo superado nos critérios de desempate por Cerro Porteño e Desportes Tolima.

Antes do Inter, outros dois campeões passaram apuros na primeira fase, mas escaparam da eliminação precoce. Em 2003, o então campeão Olímpia, do Paraguai, só conseguiu a vaga na última rodada, quando goleou o Gimnasia e Esgrima por 4 a 1. Assim, o time terminou em segundo no grupo 4, com nove pontos, dois a mais que o rival argentino.

Dois anos depois, foi a vez de o Once Caldas sofrer e a classificação veio de forma ainda mais dramática após um triunfo sobre o San Lorenzo por 1 a 0, fora de casa. A equipe ainda foi ajudada pela derrota do Cobreloa, diante do Chivas Guadalajara, e escapou assim da eliminação.

Nas outras cinco oportunidades que o campeão teve de jogar a primeira fase, a atuação foi boa. O Boca Juniors levou o título em 2001, Palmeiras, Boca e São Paulo foram vices em 2000, 2004 e 2006, respectivamente, e o Boca caiu nas quartas-de-final de 2002.

Antes de 2000, o campeão não precisa disputar a primeira fase. De 1961 a 1987, o defensor da taça entrava na semifinal. Em 1988, a equipe iniciava a participação nas quartas-de-final e, entre 1989 e 1999, o campeão começava nas oitavas-de-final.

Apesar de ser o primeiro a amargar esta marca, o Inter não realizou a pior campanha de um campeão no ano que defende a taça. Este recorde pertence ao Santos, de Pelé e Coutinho, que caiu nas semifinais de 1964 com duas derrotas para o Independiente. Na época, o campeão entrava apenas nas semifinais. Portanto, o Peixe se despediu com 0% de aproveitamento.

Já outros seis campeões deixaram o evento sem vitórias um ano após levantarem a taça. Em 1981, o Nacional foi eliminado com três empates e uma derrota. Sete anos depois, o Peñarol caiu com um empate e uma derrota, mesma campanha de Nacional (em 1989), Cruzeiro (1998) e Vasco (1999). Em 1997, o River Plate foi eliminado com dois empates diante do Racing, e a derrota na disputa de pênaltis.

GAZETA PRESS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS