| 14/04/2007 20h04min
O Juventude venceu o Veranópolis por 2 a 0 na noite deste sábado no Estádio Antônio David Farina, no primeiro jogo das semifinais do Gauchão. Agora, o Alviverde poderá perder por um gol de diferença no confronto de volta, marcado para o próximo domingo, dia 22, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O Juventude começou a partida apostando nas jogadas pela direita. William e Cristiano avançavam rapidamente pelo lado, e criaram as primeiras chances do Papo. O time da casa mais parecia visitante, pois atuava fechado, explorando jogadas de contra-ataque com o centroavante Vitor Hugo. Mas o matador da Serra encontrou dificuldades, pois era bem marcado. Os zagueiros Ederson e Wescley jogavam adiantados, com o objetivo de afastar Vitor Hugo do gol de André.
Passados os vinte minutos iniciais, o Papo passou a explorar também jogadas pela esquerda, com o lateral Márcio Azevedo. Veloz nos dois lados, o Ju envolvia o Veranópolis e já merecia o gol. E ele veio aos 27, pela direita. O atacante Cristiano avançou e achou o lateral Ricardo sozinho, de frente para o crime. O goleiro Gilmar não podia fazer nada a não ser derrubar o jogador papo. O árbitro Leandro Vuaden assinalou pênalti. Radamés bateu mal, o goleiro defendeu, mas, no rebote, o volante abriu o placar para o Alviverde.
Apavorado, o Veranópolis se lançou para o ataque, e criou suas principais chances na etapa. O goleiro André precisou fazer duas boas defesas: aos 30, após cobrança de falta de Edinho no ângulo esquerdo, e um minuto depois, em chute de fora da área do lateral Adams.
No segundo tempo, o time da casa entrou em campo sufocante. As jogadas do meia Fininho e Tássio e do atacante Dinei sempre buscavam o matador Vitor Hugo. O centroavante recebeu muitos lançamentos dentro da área. Aparentemente nervoso, ele perdeu por muitas vezes a bola no campo de ataque.
Um jogador com nome de craque melhorou o desempenho do time do Ju. Michel Platini entrou em campo aos 13 minutos, no lugar de Dinei. Ele fez boas jogadas, tabelando com os meias, e o Vec passou a pressionar o Papo.
Aos 17, o técnico Ivo Wortmann colocou em campo o jovem Bruno, de 21 anos, no lugar de William. Mais centralizado, ele passou a ser a principal arma alviverde nos contra-ataques, fazendo boas jogadas individuais. Pena ele ter sido substituído aos 38, por Gabriel.
Aos 28, Juliano deu lugar a Veiga, que acabou dando o golpe final no aguerrido time da Serra. Aos 40 minutos, em contra-ataque papo, Veiga chutou rasteiro de fora da área. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Gilmar.
O lance polêmico aconteceu aos 35 do segundo tempo. O zagueiro Menegon, do Veranópolis, cruzou e a bola bateu na mão do jogador do Juventude. O árbitro Leandro Vuaden preferiu deixar o jogo seguir. Depois do apito final, os dirigentes do Veranópolis reclamaram muito.
Felipe Truda
felipe.truda@rbsonline.com.br