| 30/03/2007 17h21min
Os velejadores brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada estréiam neste domingo na temporada européia de classe Star. A dupla campeã brasileira disputa em Palma de Mallorca, na Espanha, a 38ª edição do Troféu Princesa Sofia, que reúne os principais nomes da Vela nas 11 classes olímpicas.
Os compromissos de Scheidt com a classe Laser afastaram a dupla da abertura da temporada internacional da classe Star, em Miami. Assim, ele e Prada perderam a liderança do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf), ocupando, agora, o quinto lugar. À sua frente estão Hamish Pepper/Dave Giles (NZL), Xavier Rohart/Pascal Rambeau (FRA), Mateusz Kusznierewicz/Dominik Zycki (POL) e George Szabo/Andrew Scott (EUA).
– Estamos bastante animados para essa primeira competição internacional de 2007. Infelizmente não pudemos competir em Miami esse ano, e será ótimo velejar contra os melhores do mundo – disse Scheidt. Aos 33 anos e dono de três medalhas olímpicas, o velejador venceu em fevereiro o Pré-Pan de Laser, no Rio de Janeiro. No início de março, ao lado de Prada, ele foi campeão na Pré-Olímpica de Star, em Búzios.
O barco dos brasileiros será o mesmo utilizado na conquista do vice-campeonato mundial de 2006, em San Francisco (Estados Unidos). Foi o resultado mais expressivo da parceria até o momento.
– Estamos acostumados a velejar com essa embarcação, que é muito boa e está entre as mais modernas do mundo. Isso, sem dúvida, pode nos ajudar – garante o proeiro Bruno Prada.
A disputa de Star do Troféu Princesa Sofia terá nove regatas deste domingo até a próxima quinta. Na sexta, ocorre a Regata da Medalha, com as dez duplas melhor colocadas. Será a primeira vez que Scheidt competirá na Baía de Palma de Mallorca.
– Trata-se de um dos poucos lugares da Europa onde nunca velejei antes. Chegamos aqui na quarta-feira, já treinamos na água e ainda temos o sábado para ajustar o barco. Vamos buscar entrosamento o mais rapidamente possível – declarou.
Com a disputa do Princesa Sofia e do Campeonato Europeu de Primavera, que ocorre entre os dias 10 e 17 de abril também na cidade espanhola, Scheidt e Prada dão início à preparação para o Mundial da classe, que ocorre em julho em Cascais (Portugal).
– Certamente, essas duas competições aqui na Espanha marcam o início da nossa preparação para Cascais, onde disputaremos o campeonato mais importante da temporada. Precisamos velejar em alto nível e em grandes flotilhas – explicou Bruno Prada.
GAZETA PRESS