» visite o site do RuralBR

 | 22/03/2007 12h32min

Tuta diz que é preciso ter mais atitude na Libertadores

Atacante afirmou que time necessita de tranqüilidade para buscar os gols

Tuta não vê a hora de voltar a atuar pelo Grêmio. O atacante, que participou de entrevista online no clicRBS nesta quinta, já está recuperado de lesão no joelho direito e pode ser relacionado para a partida contra o Guarani-VA, às 18h10min de sábado, no Estádio Olímpico, pelo Gauchão. Sobre a Libertadores, o jogador disse que o maior obstáculo do Tricolor será vencer a ansiedade. Para ele, não falta qualidade, mas atitude.

– Tem que ter mais atitude, que foi o que faltou um pouco no jogo da Colômbia. A equipe tem que ter mais tranqüilidade. No próximo jogo, que é em casa, tem 90 minutos para ganhar. No jogo contra o Cúcuta, até os mais experientes estavam ansiosos – salientou o atleta, minimizando críticas ao ataque. Segundo ele, todos foram responsáveis pelas más atuações.

Questionado a respeito de sua recuperação, Tuta explicou que não sente mais dores, está treinando forte, mas não estabelece prazo para readquirir ritmo:

– É difícil dizer, mas estou trabalhando muito forte para voltar no mesmo ritmo que eu estava. Estou há mais de um mês sem atuar, mas fazendo trabalhos aeróbicos. Fiquei uns 15 dias inativos por causa da lesão, mas treinei normalmente. Só não podia jogar – afirmou.

Ao falar da qualidade das equipes na Libertadores, Tuta citou Flamengo e Santos como times que chegam com força. Perguntado sobre as chances do Tricolor, foi enfático:

– O Grêmio é o favorito – destacou.

Ana Maria Acker
ana.acker@rbsonline.com.br

Pergunta de Chico Capão da Canoa -  Você acha que o Grêmio, com este time sem reserva, vai para a segunda fase da Libertadores?
Tuta
- Vai, acho que o time é bom, se não tivessem qualidade, não estariam no Grêmio.

Pergunta de Fernando – Gostaria de saber se você está em plena forma física para arrebentar na Libertadores?
Tuta
-  Estou, estou treinando muito.

Pergunta de jajaGremista – Tuta, para você fica melhor jogar no esquema atual do Mano, 4-5-1 ou o 4-4-2, com um atacante veloz do seu lado, tipo o Gil que está sendo especulado pela imprensa?
Tuta
– Eu não tenho preferência de esquema. A bola tem chegado lá com o esquema do Mano.

Pergunta de Petito – Você acha que a grande dificuldade que o Grêmio está encontrando nesses últimos jogos foi devido à sua ausência?
Tuta
- Na Libertadores, eu acho que tem poucos jogadores com experiência. O Gauchão é totalmente diferente. No Gauchão, pelo menos, a equipe tem correspondido.

Pergunta clicRBS – Bom dia, Tuta. O teu início foi muito bom, com uma média de um gol por partida. Voltando da lesão, em quanto tempo tu achas que consegue voltar a esta normalidade?
Tuta
– É difícil dizer, mas estou trabalhando muito forte para voltar no mesmo ritmo que eu estava.

Pergunta de Rodrigo – Você está  há mais de um mês parado, acha que dá para pegar ritmo de jogo só com a partida de sábado?
Tuta
– Estou há mais de um mês sem atuar, mas fazendo trabalhos aeróbicos. Fiquei uns 15 dias inativos por causa da lesão, mas treinei normalmente. Só não podia jogar.

Pergunta clicRBS – O Grêmio começou muito bem o Gauchão, o que fez com que todos criassem uma grande expectativa em relação à Libertadores. O início foi atípico ou esta queda de rendimento do Tricolor é que surpreendeu? Você disse nesta semana que a ansiedade tem atrapalhado a equipe na Libertadores.
Tuta
– Acho que o primeiro jogo principalmente, em casa, com o estádio lotado, contra o Cúcuta, a equipe estava com muita pressa de fazer as jogadas, meio sem paciência. Eles vieram fechados, jogando no contra-ataque. Criaram dificuldades e acabamos empatando o jogo

Pergunta de Gabriel – Tuta, você já melhorou da lesão ou ainda sente alguma coisa?
Tuta
– Já melhorei.

Pergunta clicRBS – O que falta então para o Grêmio deslanchar na Libertadores?
Tuta
– A equipe tem que ter mais tranqüilidade. No próximo jogo, que é em casa, tem 90 minutos para ganhar. No jogo contra o Cúcuta, até os mais experientes estavam ansiosos.

Pergunta de colorado – Qual o motivo pelo qual o Fluminense dispensou você? Já que você é um dos poucos matadores em atividade ?
Tuta
– Não fui dispensado. Houve um equívoco. Não sei o que realmente aconteceu. Mas já estou bem no Grêmio.

Pergunta de Alex – Como foi ter que assistir a duas derrotas seguidas do Grêmio, não podendo fazer nada, e sabendo que a culpa era do ataque? Isso te dá mais vontade para voltar?
Tuta
– É difícil ver a equipe perder dois jogos, principalmente o da Libertadores. Mas acho que o ataque não é culpado, e sim a equipe toda, desde o goleiro até o atacante.

Pergunta clicRBS – Você já está bem adaptado a Porto Alegre?
Tuta
– Já estou adaptado.

Pergunta de Edu – Tuta, quais fatores estão limitando o desempenho do Grêmio na Libertadores?
Tuta
– Edu, são poucos jogadores que já disputaram uma Libertadores.

Pergunta de Fabio gremista – Você volta jogar no sábado pelo Gauchão?
Tuta
- Vai depender do Mano.

Pergunta Cristiano – Você sempre atuou em clubes do centro do país, como Fluminense e Palmeiras. Sentiu alguma diferença em vir trabalhar em um clube do Sul?
Tuta
– Não senti diferença, já atuei aqui em 1996, no Juventude, então não tem problema nenhum.

Pergunta clicRBS – Fora do grupo do Grêmio, que outras equipes você destacaria nesta Libertadores?
Tuta
– O Santos está bem, e o Flamengo que já está classificado.

Pergunta de Moacir – Em recente pesquisa no clicRBS, perguntaram qual seria seu substituto ou se seria melhor jogar só com dez jogadores, que ficou em segundo lugar na enquete. O que você acha disso? Falta plantel?
Tuta
– Eu acho que o substituto imediato teve a infelicidade de se machucar também, por isso que a equipe perdeu uma referência no esquema em que o Mano gosta de jogar.

Pergunta clicRBS –  Fora a tranqüilidade, há algum setor em que o time precisa melhorar pra bater o Tolima na próxima semana?
Tuta
– Não, acho que não tem setor nenhum para melhorar. Tem que ter mais atitude, que foi o que faltou um pouco no jogo da Colômbia.

Pergunta de Felipe_Longhinotti – Tuta, você tem mais ou menos um número de quantos gols em sua carreira? Vai querer dar uma de Romário? Valeu Tuta!
Tuta
– Não faço idéia de quantos gols eu tenho.

Pergunta de Marcio – O que você espera do jogo da próxima terça-feira?
Tuta
– Um jogo difícil, que eles vão vir aqui para se defender. A gente tem que ter paciência para conseguir a vitória.

Pergunta de DCOMIS – Você acredita que as viagens para a Colômbia realmente afetam o desempenho físico de alguns jogadores?
Tuta
– Alguns sentem mais, outros não. Eu prefiro este desgaste do que ficar sem jogar uma Libertadores.

Pergunta de Felipe_Longhinotti – Qual o melhor companheiro de ataque que você teve em sua carreira? Seré que o Grêmio não traria ele?
Tuta
– Já tive vários companheiros. O Warlei, do Atlético-PR, o Leandro, que está no São Paulo. Vários outros.

Pergunta de Schiavi – Jardel praticamente nos deu o bi da América com a cabeça. Você já provou que cabeceio é um dos seus fortes. Qual outra característica sua você acha que ajudará o Grêmio nessa caminhada?
Tuta
– Acho que eu tenho sou muito coletivo, se tiver um colega melhor colocado passo a bola. E faço gols com os pés também.

Pergunta de Fabiopzo – Quem você acha favorito a conquistar a Libertadores esse ano? Quais são os principais adversários do Grêmio no torneio?
Tuta
– O Grêmio é o favorito. Não sei qual vai ser a próxima fase, mas aí começa a ficar mais difícil.

Pergunta de Edu - Será que ainda dá para buscará a artilharia da Libertadores?
Tuta
– Dá para buscar, é um dos meus objetivos.

Pergunta clicRBS – Tcheco disse, nesta semana, que a carga das críticas acabam caindo sobre os mais experientes. Como é essa relação dentro do grupo, entre os mais experientes e a garotada?
Tuta
– A relação é ótima, não tem problema nenhum de relacionamento, tanto os mais experientes como os mais novos.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS