» visite o site do RuralBR

 | 06/02/2007 09h00min

Canadá será o adversário mais forte do Brasil

Canoísta Ariela Pinto destaca estrutura de treinos da seleção

O trabalho tem sido intenso no Centro de Treinamento de Caxias do Sul. A seleção feminina de canoagem treina forte, visando os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Sob o comando do técnico Alvaro Koslowski, que conquistou a primeira medalha brasileira da canoagem no Pan de Mar Del Plata, em 1995, a equipe conta com Naiane Pereira, Ariela Pinto, Bruna Gama, Juliana Domingos e Daniela Alvarez, na categoria sênior e Luana Rech, Mayara Cardoso, Lacy Bianqui e Rita de Cássia Ferreira, na júnior.

Segundo a paulista Ariela Pinto, 24 anos, o Canadá será o adversário mais forte do Brasil na briga por medalhas na competição de 2007:

– Com certeza é o Canadá. Visamos alcançá-los e ultrapassá-los – destacou Ariela, também citando México e Cuba como potências na canoagem.

Há dez anos praticando o esporte e há seis na seleção, Ariela salientou a estrutura que a modalidade tem formado nos últimos no Brasil:

– Há a ajuda da universidade (UCS), temos o nosso angar de treinos, a sala de musculação, toda essa estrutura é perfeita para a canoagem. Antigamente não havia isso, o treinador era dividido entre o masculino e o feminino e como os resultados masculinos eram sempre melhores, então ele dava mais atenção para o masculino. Hoje temos um treinador muito bom, que se dedica muito, e isso faz a grande diferença nos resultados que a gente vem obtendo – declarou.

Já para a santamariense Naiane Pereira, 23 anos, há dois na seleção, os Jogos Sul-Americanos, disputados em novembro de 2006, na Argentina, foram essenciais para a equipe sentir o que terá pela frente no Pan.

– Eu representei o Brasil, nas embarcações: K1 e K4, distâncias de 1000m, 500m e 200m. Obtive no K1 2° em todas as distâncias, e também no K4. Percebi é que os argentinos quiseram ter a melhor performance, na competição que sua casa sediou. E foram bem. O que não será diferente conosco ano que vem. Buscaremos nosso melhor resultado em julho no Pan – salientou a atleta.

Em 2006, a equipe conquistou uma prata no Pan-Americano do Canadá e ficou entre as 20 melhores do mundo no Mundial da Hungria, em agosto. Até o final de março de 2007, serão confirmadas as cinco canoístas que irão aos Jogos Pan-Americanos.

ANA ACKER/CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS