» visite o site do RuralBR

 | 05/02/2007 17h58min

Judocas brasileiros iniciam busca por vaga no Pan

Equipe embarca nesta semana para disputar competições internacionais

A luta final pelas vagas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro começa nesta semana para os judocas brasileiros pré-classificados. Nesta quarta, o primeiro grupo, com 14 atletas, embarca para a França para a disputa da tradicional Super Copa do Mundo de Paris, nos dias 10 e 11 de fevereiro.

Este é o primeiro evento que a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô usará como avaliação para selecionar os nomes que disputarão o Pan do Rio de Janeiro. A convocação final sai em maio, após a Copa do Mundo do Brasil. Será titular aquele que tiver o melhor desempenho nas competições internacionais.

Embarcam nesta quarta Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Pedro Guedes (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Carlos Honorato (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), João Gabriel Schilliter (+100kg), Daniela Polzin (-48kg), Erica Miranda (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Danielle Yuri (-63kg), Márcia Vieira (-70kg), Claudirene César (-78kg) e Viviane Oliveira (+78kg).

O torneio francês é o primeiro de quatro eventos internacionais que cada um dos 28 selecionados participará. E para não perder tempo, o experiente Carlos Honorato quer começar bem logo no primeiro deles. Apesar de estar no primeiro grupo e ter a pressão conseguir bom resultado, ele se diz tranqüilo para o desafio.

– A expectativa é grande. Fiquei um ano longe da seleção e espero conseguir ir bem e ficar com a vaga. O importante agora é cada um dar tudo de si e fazer o seu melhor trabalho. Quem fizer mais bonito lá fora é quem realmente terá toda a condição de representar o Brasil no Pan – disse o judoca, medalha de prata em Sydney-2000 e bronze no Mundial e no Pan de 2003.

Daniela Polzin, titular da categoria ligeiro nos Jogos Olímpicos de Atenas, é outra que garante estar em bom ritmo de treinamento após pausa de 15 dias.

– Pela primeira vez em quatro anos direto tirei 15 dias de folga, o que me fez muito bem. Tive uma volta excelente. O campeonato está forte e o nível será alto, mas acho que dá para trazer um bom resultado – afirma Daniela.

Além do Brasil, disputam a Super Copa do Mundo de Paris boa parte dos países que fazem parte da elite do judô, como Japão, Holanda, Rússia, Cuba e os franceses. Em seguida, o Brasil participa de treinamento internacional e, no final de semana seguinte, tem novo compromisso nos tatames. Os homens disputam a Copa do Mundo de Budapeste e as mulheres, a de Viena.

GAZETA PRESS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS