| 19/01/2007 22h58min
Suspeito de ter agredido o ex-presidente do Inter Fernando Carvalho na última quarta, André Zimmermann, de 22 anos, prestou depoimento na tarde desta sexta no posto da 24ª DP do Aeroporto Salgado Filho. O estudante universitário e sócio do Grêmio não quis falar com a imprensa, mas seu advogado disse que seu cliente negou a agressão ao dirigente.
– A princípio, ele nega qualquer tipo de agressão. Com relação às imagens que foram divulgadas, a da TV Bandeirantes mostra que a agressão partiu de uma outra pessoa. Ele é um jovem universitário, tem família constituída, sem antecedentes criminais e que se colocou à disposição da Justiça para esclarecer todos os fatos – declarou o advogado Flávio Corrêa.
Responsável pela investigação, o comissário de polícia Renato Souza já solicitou imagens da ação à TV Bandeirantes. Se ficar comprovado que Zimmermann foi o autor da agressão, ele será indiciado por vias de fato (agressão sem lesão), delito cuja punição é pagamento de cestas básicas ou trabalhos comunitários. Carvalho também não descarta uma ação por danos morais.
– Tomaremos as medidas necessárias na esfera cível. Um soco no pescoço e um pontapé pelas costas não podem ficar assim. Tomara que isso sirva de exemplo – disse o ex-dirigente, que é advogado.
Já Rodrigo Marques Rysdyk, de 28 anos, conhecido como Alemão e suspeito de ter agredido um cinegrafista da RBS TV, ainda não se apresentou para prestar esclarecimentos. Ele foi igualmente identificado por torcedores ligados à Geral do Grêmio e também pode ser indiciado por vias de fato.
– Vamos encaminhar à Justiça um termo circunstanciado, a fim de dar maior celeridade ao processo. Como se trata de um crime menor, não há a necessidade de ouvirmos todas as partes, pois já temos testemunhos – disse o delegado Omar Fernandez, titular da 24ª DP.
Em nota publicada no site oficial do Grêmio, o presidente Paulo Odone diz que o clube também adotou medidas para identificar os autores da agressão aos dirigentes colorados. O presidente gremista manifesta solidariedade aos colegas do clube rival e promete expulsar do quadro social do Grêmio os associados que comprovadamente tenham participado da agressão.
RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA