» visite o site do RuralBR

 | 18/01/2007 17h30min

Torcedores combinam confrontos pela internet

Comunidades da dupla Gre-Nal no Orkut são usadas para troca de ofensas

Depois de tumulto no aeroporto Salgado Filho, torcedores da dupla Gre-Nal usam a Internet para combinar confronto no Litoral Norte. Na quarta, o ex-presidente do Inter Fernando Carvalho foi agredido com socos e pontapés por torcedores gremistas no aeroporto. Este fato gerou grande indignação da torcida colorada e mais uma vez o site de relacionamentos orkut foi usado para troca de ofensas.

Mas algumas mensagens preocuparam a Polícia: Nas comunidades da guarda popular do Inter e da Geral do Grêmio, integrantes passaram a trocar informações e combinaram um possível confronto no sábado em Cidreira, durante a abertura do Gauchão no jogo entre Grêmio e São José, de Porto Alegre. O subcomandante da Brigada Militar, coronel Paulo Mendes, diz que está atento e que providências já estão sendo tomadas.
 
– É melhor os torcedores não se exaltarem. Não vamos permitir baderna e já estamos com o efetivo de prontidão. As barreiras tradicionais para apreender qualquer tipo de artefato serão reforçadas.
 
O serviço de inteligência da Operação Golfinho já investiga as ameaças. Pelo lado da comunidade colorada, as palavras são estas: “Vai cair a casa deles no sábado em Cidreira”. “Agora é Guerra”. “Pra cima deles”. “Estamos preparados, sábado em Cidreira”.

O local de encontro seria a concha acústica. Pelo lado da comunidade gremista, há vídeos disponíveis sobre o tumulto no aeroporto, jovens confirmando que estavam no Salgado Filho e elogiando a atitude dos agressores. Alguns integrantes afirmam que estão prontos para revidar e que levarão bombas caseiras.
 
– Futebol é futebol e baderna é caso de polícia e vai ser tratada desta forma – diz o coronel Mendes.
 
Enquanto isso, a Polícia aguarda pelos depoimentos da comitiva do Inter e de repórteres que presenciaram a baderna no aeroporto. O objetivo é que as vítimas registrem ocorrência, mas mesmo assim a investigação já iniciou. Através das imagens do circuito interno de vídeo, dois suspeitos foram identificados, além de outros dez que estão sendo investigados e escondiam o rosto com camisetas.

Um homem que teria tirado do aeroporto um dos acusados depôs nesta tarde. Ele aparece nas imagens junto com um torcedor que teria agredido o ex-presidente Fernando Carvalho. O envolvido mora na Capital, próximo do cruzamento das avenidas Ipiranga e Cristiano Fischer. Outro suspeito, de 28 anos e morador em Canoas, teria sido apontado como o agressor de repórteres. Ele seria integrante da torcida geral do Grêmio e teve sua página no orkut invadida por várias ofensas, tendo que retirá-la do ar.

CID MARTINS/RÁDIO GAÚCHA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS