» visite o site do RuralBR

 | 27/10/2006 10h20min

Patrocinadores de Pequim/2008 têm bom retorno financeiro

Segundo estudo, há grande fidelidade dos chineses às marcas relacionadas ao evento

Os principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Pequim fizeram um bom negócio ao decidirem patrocinar o evento de 2008, segundo um estudo do grupo de comunicação WPP que mostra a grande fidelidade dos chineses a estas marcas.

O estudo, publicado na edição de hoje do jornal China Daily, assinala que 68% dos chineses fãs de esporte estão notavelmente mais interessados nas empresas que patrocinam os Jogos do que nas que estão de fora do evento.

Segundo o estudo, a confiança dos chineses nas marcas patrocinadoras seria quatro vezes superior à dos americanos e cinco vezes à dos europeus.

A percepção que os chineses têm dos Jogos de 2008 é, à medida que passa o tempo, mais entusiasta e geradora de orgulho, o que leva ao benefício das empresas patrocinadoras, como Coca-Cola, Adidas, McDonald's e Budweiser, entre outras.

Noventa e quatro por cento dos chineses entrevistados acreditam sinceramente que os Jogos Olímpicos servem para unir mais a nação, percentagem que é de 65% em toda a Europa e de 62% em Londres, sede dos Jogos de 2012. Nos EUA a percentagem cai para 60%.

De 2004, quando um estudo igual foi realizado, até agora, a percentagem de pessoas que acreditam que os Jogos Olímpicos estão se tornando mais populares passou de 30% para 84%.

– Esta mudança tão brusca em conscientização significa que a China está fazendo um trabalho incrível de educação do público a respeito dos Jogos – assinalou Peter Walshe, responsável pela pesquisa.

O estudo foi realizado com 11 mil pessoas com mais de 16 anos na China, EUA, Reino Unido, França e Alemanha durante um ano.

Dos chineses, embora a imensa maioria jamais tenha assistido ao vivo a um acontecimento esportivo, mais da metade responderam que querem ver os Jogos.

Cinqüenta e quatro por cento dos consumidores aos quais a rede McDondald's, patrocinadora habitual do Comitê Olímpico Internacional, dirige-se são fãs do esporte e dos Jogos Olímpicos.

AGÊNCIA EFE

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS