| 24/10/2006 18h04min
A Fifa anunciou nesta terça que a seleção do Quênia está suspensa de competições oficiais por tempo indeterminado. Os africanos teriam desrespeitado um acordo que prometia soluções à crise interna de sua federação nacional de futebol.
– O futebol do Quênia precisa se organizar de acordo com os princípios da Fifa – limitou-se a dizer a entidade, divulgada na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde um comitê da Fifa está reunido para tratar de assuntos referentes à Copa de 2010.
Segundo informa a agência Angola Press, o presidente da Federação Queniana de Futebol (KFF), Alfred Sambu, já havia sido avisado do risco de suspensão. Em visita ao país em novembro, Joseph Blatter chamou a atenção para a situação preocupante do futebol no país, com denúncias de irregularidades na distribuição de verba entre seleção nacional e organização do campeonato local.
Além disso, as contas da KFF vinham apresentando prejuízo constantemente. Por enquanto, o país ainda não reconhece a suspensão oficialmente.
– Só podemos comentar (a suspensão) após receber o comunicado oficial, mas só fui informado da situação verbalmente – assegurou Dan Omino, secretário geral da entidade.
Entre os 28 acordos descumpridos está a organização do campeonato local com 18 clubes. Cansadas de esperar, as agremiações se rebelaram e fundaram uma liga paralela com 20 equipes. A seleção queniana, por sua vez, disputa as Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas, onde perdeu as duas primeiras partidas para Eritréia e Angola, respectivamente.
GAZETA PRESS