| 10/08/2006 20h34min
O presidente do Comitê Organizador do Pan (Co-Rio), Carlos Arthur Nuzman, pediu ajuda ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na tarde desta quinta, para tentar evitar que o futebol e o futsal deixem o programa dos Jogos Pan-Americanos de 2007. As informações são do site GloboEsporte.com.
Nuzman quer que Teixeira converse com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para que seja aumentado o limite de idade estabelecido para o torneio de futebol no Pan. Enquanto a Conmebol defende a participação das seleções sub-17, a Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e Caribe (Concacaf) quer equipes sub-23. Caso não haja acordo, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) ameaça retirar o futebol e o futsal do programa.
– Prometi ao Nuzman que a CBF vai se empenhar ao máximo para que a Sul-Americana aceite aumentar este limite de idade. Inicialmente, a pretensão será pleitear a participação de seleções sub-20, mas existe uma grande dificuldade neste sentido, já que o Mundial da categoria, no Canadá, será realizado no mesmo período do Pan (de 30 de junho a 22 de julho de 2007). Vamos tentar encontrar uma solução – afirma Teixeira.
Na reunião, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, também foi discutida uma união entre as entidades no sentido de trazer para o Brasil a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
– É importante unirmos esforços em torno de dois eventos importantes para o esporte brasileiro e para o próprio país – declara Nuzman.