| 08/07/2006 17h57min
A Alemanha retribuiu o apoio da torcida e venceu Portugal, por 3 a 1, em Stuttgart, na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo. Mesmo com o time modificado, o time da casa fez um bom jogo e encerrou sua participação com alegria.
Schweinsteiger, que esteve no banco em vários momentos desta Copa, foi o destaque do jogo. Ele marcou dois gols de fora da área e fez a jogada do gol contra de Petit. Sem a mesma vibração de outros confrontos, Portugal descontou no final com Nuno Gomes.
Ao contrário do que poderia se imaginar, a Alemanha mostrou nos primeiros minutos motivação de final de Copa. Portugal sofreu com a pressão e só foi reagir a partir dos 15 primeiros minutos.
Após o intervalo, Luiz Felipe Scolari sacou Costinha e escalou Petit. A alteração, no entanto, não impediu que a Alemanha permanecesse melhor em campo. A recompensa veio a 11 minutos do segundo tempo, quando Schweinsteiger limpou para dentro e fez um bonito gol de fora da área.
Cinco minutos depois, mais uma vez após jogada de Schweinsteiger a Alemanha conseguiu matar o jogo. Em bola cruzada na área, Petit desviou a bola e marcou gol contra: 2 a 0.
Felipão resolver arriscar e escalou até Luís Figo, que estava no banco após ter sentido leve contusão. Aos 33 minutos, no entanto, Schweinsteiger selou a vitória alemã. Em gol muito parecido com o primeiro, o meia novamente cortou para dentro e bateu de longa distância sem chances para o goleiro Ricardo.
Portugal conseguiu reagir aos 43 minutos. Figo fez sua jogada tradicional pela direita e cruzou na área. Nuno Gomes foi oportunista para marcar de cabeça e diminuir o placar: 3 a 1.