» visite o site do RuralBR

 | 26/06/2006 10h44min

Brasil defende invencibilidade contra africanos em Mundiais

Zaire, Argélia, Camarões e Marrocos já foram batidos pela Seleção

Se depender do retrospecto, a Seleção Brasileira pode confiar em um bom resultado no compromisso desta terça-feira contra Gana, ao meio-dia, em Dortmund. Em Copa do Mundo, o Brasil tem 100% de aproveitamento contra adversários africanos. No total, foram quatro jogos. Só que esses confrontos sempre aconteceram na primeira fase, nunca em uma etapa eliminatória.

A primeira vez em que os brasileiros se defrontaram com uma seleção da África foi no Mundial de 1974, também na Alemanha. Na época, a Seleção teve uma atuação abaixo do esperado, mas não encontrou grandes dificuldades para superar o fraco Zaire por 3 a 0, em Gelsenkirchen, com gols de Jairzinho, Rivellino e Valdomiro.

O segundo confronto veio na Copa do Mundo de 1986. No Estádio Jalisco, em Guadalajara, a seleção dirigida por Telê Santana encontrou dificuldades para superar a Argélia. Mesmo assim, os brasileiros garantiram a vitória por 1 a 0, com gol do artilheiro Careca.

Oito anos depois, foi a vez de Camarões cruzar o caminho brasileiro em busca do tetra, nos Estados Unidos. No Stanford Stadium, o time dirigido pelo técnico Carlos Alberto Parreira foi superior desde os minutos iniciais e ganhou sem dificuldades de Camarões por 3 a 0, com gols de Romário, Bebeto e Márcio Santos.

A última vez em que o Brasil teve um africano pela frente aconteceu na Copa de 1998. Dirigida pelo experiente Mário Jorge Lobo Zagallo, a seleção enfrentou Marrocos, em Nantes, na França. Como ocorreu quatro anos antes, uma nova vitória por 3 a 0. Desta vez, gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.

Nas quatro vezes em que cruzou um africano, o Brasil só foi campeão uma vez, em 1994. Em 1974, acabou eliminado nas semifinais pela Holanda; em 1986 perdeu nas quartas-de-final para a França; em 1998 foi derrotado na decisão, novamente diante dos franceses.

GAZETA PRESS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS