| 24/06/2002 13h44min
A batalha jurídica do Figueirense contra o Caxias pela vaga na Série A do Campeonato Brasileiro parece não ter fim. Após conseguir, na última quita-feira, dia 20, uma histórica revisão do julgamento realizado no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o alvinegro está agora ameaçado pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O presidente do STJD, Sérgio Luís Sveiter, informou que vai pedir à entidade que comanda o futebol nacional que aplique a pena prevista no Regulamento Geral de Competições, retirando o gol marcado por Abimael no jogo contra o Caxias, pela Série B de 2001, antes da invasão de campo da torcida alvinegra. Este gol garante o acesso da equipe catarinense à divisão de elite.
De acordo com as regras estabelecidas pelo Código Brasileiro Disciplinar do Futebol (CBDF), o STJD não tem poder para anular o gol. O artigo 299, aplicado neste caso, determina somente perda de pontos, de parte da renda, do mando de campo, e o pagamento de multa. Mesmo perdendo os três pontos, o Figueirense fica na frente do Caxias, por ter marcado um gol a mais.
Portanto, a CBF ainda pode impedir a participação do clube de Florianópolis na Série A de 2002. Resta saber se a entidade tem interesse em prolongar o duelo nos tribunais. A intenção dos dirigentes é divulgar a tabela da competição nesta terça-feira, dia 25. O primeiro adversário do Figueirense já estaria até definido: o Vasco, em São Januário, no dia 11 de agosto.