| 03/05/2006 14h56min
O baiano Edvaldo Valério entrou para a história do esporte brasileiro ao ganhar o bronze na prova dos 4x100m livre durante a Olimpíada de Sydney, em 2000, e se tornar ser o primeiro nadador negro do País a conquistar uma medalha olímpica.
Entre sexta e domingo ele estará em Florianópolis representando o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre (RS), na disputa de duas competições paralelas, na piscina do Clube Doze de Agosto, em Coqueiros.
Na parte da manhã, a partir das 9h, Valério participa juntamente com outros 300 nadadores de 36 clubes do 14º Sul-Brasileiro Júnior e Sênior – Troféu Hugo Yabe. Os 16 melhores atletas de cada prova classificam-se para o 13º Troféu Open Sul-Brasileiro, no período da tarde, a partir das 17h.
O atual recordista sul-americano dos 50m livre, o gaúcho Guilherme Roth, também está confirmado na prova em que é especialista e também nos 100m livre, 100m borboleta e 200m livre. No mês passado ele integrou a seleção brasileira e chegou à final da Copa do Mundo de Natação em Xangai, na China.
Além de reunir os principais nadadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o campeonato vai contar ainda com a participação da Associação Luso Brasileira/Estoril, do Mato Grosso do Sul.
A delegação de Santa Catarina é a mais numerosa, com 130 competidores representando 15 equipes. Para superar a seqüência de 12 títulos consecutivos do Grêmio Náutico União, o Estado vai contar com a força de clubes como a Associação Desportiva, de Blumenau; o Doze de Agosto; o Joinvile Tênis Clube e a Ajinc/Arroz Urbano, de Jaraguá do Sul.
A blumenauense Beatriz Hasckel é favorita nos 50m costas e nos 100m costas. A equipe do Vale também tem boas chances com Brian Loro, Caio Stein, Fernando Viek, Laís Falaster e Rafael Martendal.
Da Capital, o principal nome é Eduardo Deboni. Ele está inscrito nos 50m livre e 100m livre. No feminino, Juliana Persike é forte candidata ao pódio nos 100m peito e Patrícia Soares nos 200m medley.
O nadador de Joinville Daniel Orzechowski recentemente obteve a sexta colocação nos 100m costas da Copa do Mundo de Natação, realizada em fevereiro, em Belo Horizonte (MG), e é o destaque de sua equipe.
Entre os jaraguaenses, os atletas Eduardo Junkes, Bárbara Hermann, Luana Martins, Marina Fructuozo, Nathália Krelling, Talita Hermann e Thiago Baur devem brigar por medalhas.
Também estão inscritas no Sul-Brasileiro as equipes da Abain (Brusque), Chapecó, Concórdia, Indaial, APN – Brusque, Colégio Marista (Criciúma), Caça e Tiro de Lages, Itamirim (Itajaí), Limit Academia (Florianópolis), Lira Tênis Clube (Florianópolis) e São Bento/Buddemeyer.