» visite o site do RuralBR

 | 07/03/2006 17h47min

Antônio Carlos leva suspensão preventiva de 60 dias

Zagueiro pode ser suspenso por até 780 dias por agressão e injúria

Acatando uma denúncia do procurador do Tribunal de Justiça Desportiva, doutor Alberto Lopes Franco, o presidente do TJD, doutor Francisco Teixeira de Oliveira, suspendeu preventivamente por 60 dias o zagueiro do Juventude, Antônio Carlos, pela agressão ao volante Jeovânio e também pelas manifestações racistas flagradas pelas câmeras da RBS TV, logo após sua exclusão da partida entre sua equipe e o Grêmio, no último domingo, em Caxias do Sul.

– O código brasileiro permite uma suspensão preventiva quando o caso é de repercussão como este. Eu concedi 60 dias que a procuradoria requereu – disse o presidente do TJD do Estado.

A suspensão anunciada nesta terça deve ser apenas um paliativo. Segundo o doutor Francisco Teixeira de Oliveira, a tendência é de que o julgamento ocorra já na próxima semana e o atleta saberá o período total que ficará afastado do futebol. Além disto, o atleta teria que cumprir suspensão por duas partidas no Gauchão, uma por sua expulsão e a outra por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

– Se ele pegar uma suspensão por partidas só fica valendo para os jogos da Federação Gaúcha. Já se ele for suspenso por dias, será comunicado para CBF e ele não poderá exercer sus profissão durante o período da pena.

O jogador está incurso em dois artigos do código disciplinar da CBF. A pena máxima que ele pode pegar é por agressão a Jeovânio e não por gestos racistas.

– Ele está incurso no artigo 253, agressão física. A pena em caso de condenação varia de 120 a 540 dias fora dos gramados. Ele também foi citado duas vezes no 187 (pena de até 120 dias), por injúria, já que o código não expressa, pelo menos por enquanto, pena por racismo. A suspensão mais pesada que ele deve pagar é pela agressão – disse Teixeira. Se condenado em todas as acusações, Antônio Carlos pegaria suspensão de 780 dias.

Em enquete realizada pelo clicRBS, quase 80% das pessoas que responderam positivamente a pergunta se as imagens da TV confirmavam gesto racista de Antônio Carlos. Apenas 20.59% acham que não existe como ter certeza da manifestação de preconceito racial pelas imagens da RBS TV.

RÁDIO GAÚCHA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS