» visite o site do RuralBR

 | 03/03/2006 19h21min

Polêmica da arbitragem esquenta clássico na Serra

Juventude reclama que Grêmio conhecia escala antes da divulgação oficial

O presidente do Juventude, Iguatemy Ferreira Filho, não ficou nem um pouco satisfeito ao saber da escala de arbitragem para o jogo de domingo, contra o Grêmio, por um dirigente da equipe adversária. Em entrevista para a Rádio Gaúcha logo após a vitória sobre o Santa Cruz no Olímpico, o assessor de futebol do Tricolor, Renato Moreira, revelou que já tinha recebido a informação de que Leandro Vuaden havia sido escalado para a partida.

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Moreira, disse na quinta à noite que o sorteio já havia se realizado, mas que ele não poderia antecipar a escala.

– Nós, sexta passada, fizemos um sorteio pela manhã e definimos a escala toda do final de semana. O árbitro já está definido, mas só iremos revelar nesta sexta, a partir das 16h, como manda o Estatuto do Torcedor.

Um minuto depois da entrevista do presidente da Comissão de Arbitragem, Vuaden confirmou presença na partida mais importante do Gauchão até agora.

– Recebi a escala hoje (quinta) de tarde e fiquei muito feliz em poder participar deste grande jogo – revelou o árbitro.

O Juventude reclama, pois o Estatuto do Torcedor prevê que o sorteio seja aberto ao público, para que fique claro que não houve manipulação na escolha entre os dois árbitros relacionados para o confronto, o que não ocorreu. Luiz Fernando Moreira admite que houve falha da Federação neste ponto.

– Eu concordo parcialmente com a reclamação do Juventude. O que houve foi uma falta de diálogo entre a Comissão e os árbitros. Acontece que nesta semana nós ficamos sete dias em recesso, junto com a CBF, e a escala foi passada para eles gradativamente – tentou explicar o presidente da Comissão de Arbitragem.

Sobre o fato de o Grêmio já conhecer os nomes dos árbitros que comandarão o duelo decisivo diante do Juventude, Moreira respondeu o seguinte:

– O Grêmio não sabia quem seria o juiz, eles deduziram. Veja bem: o Simon tem compromisso com a Fifa e está viajando, o Gaciba apitou o jogo do Juventude na quinta. Está fora, pois nós adotamos o critério de não deixar que um árbitro trabalhe em duas partidas de um mesmo time na seqüência. O Vinícius Costa apitou o último jogo do Grêmio e também está eliminado. Sobraria o Leandro Vuaden e o Fabrício Francisco Neto. Eles deduziram que seria o Vuaden – afirmou Moreira.

Como o sorteio não foi aberto ao público, logo surgiram rumores de que a Federação Gaúcha estaria escalando árbitros apenas por critérios técnicos, descumprindo o que manda o Estatuto do Torcedor.

RÁDIO GAÚCHA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS