» visite o site do RuralBR

 | 12/03/2002 23h03min

Tricolor leva 1 a 0 do 12 de Outubro pela Libertadores

Equipe adia classificação e lamenta a primeira derrota neste ano

Era para garantir a classificação matemática na Libertadores, mas nada se deu como esperado. O Grêmio foi a Assunção confiante na conquista dos três pontos diante do 12 de Outubro, mas saiu de campo lamentando a primeira derrota na temporada. Nesta terça, 12 de março, os gaúchos perderam por 1 a 0 para os paraguaios e estacionaram nos nove pontos em quatro jogos. Agora, é preciso vencer uma das duas partidas que restam na primeira fase para garantir a vaga. O próximo jogo é contra o Cienciano, em Cuzco, Peru, dia 3 de abril.

O técnico Tite tinha razão ao afirmar, antes da partida, que a equipe paraguaia seria o adversário mais difícil até o momento. De fato, o tricolor teve diante de si um time bem organizado, fechado defensivamente e capaz de armar alguns ataques perigosos. E foi justamente o 12 de Outubro que tomou a iniciativa no início do jogo. Aos sete minutos, o atacante Román encontrou espaço pela direita, passou por Gilberto e bateu forte. Mauro Galvão teve de afastar de cabeça, em cima do lance. Aos 21, Avalos percebeu Danrlei adiantado e tentou marcar por cobertura. O meia arriscou de fora da área e mandou a bola no travessão.

A sorte ajudou o Grêmio, que tratou de se arrumar em campo e partir para o ataque, com Rodrigo Mendes e Rodrigo Fabri (foto). O placar quase foi inaugurado em duas oportunidades, ambas criadas nos pés de Mendes. Por pouco ele não marcou aos 36, quando desviou do zagueiro e bateu. Rolón tirou quase de dentro da goleira. Em seguida, na cruzada de Roger, Mendes pegou de sem-pulo e obrigou Ortiz a se esticar todo, em grande defesa.

Apesar do esforço, a pontaria não esteve afinada, em parte devido à dedicação dos atentos defensores do 12 de Outubro, que se valeram das pequenas dimensões do gramado no Estádio Manuel Ferreira. E a ausência do maior craque tricolor nesta temporada pesou mais: Fábio Baiano ficou em Porto Alegre por conta de uma lesão e não teve em Rodrigo Fabri um substituto à altura.

Na volta do vestiário, o Grêmio continuou insistindo sem sucesso. Aos 28 minutos, o técnico Tite sacou o apagado Fabri e colocou o centroavante Cláudio Pit Bull. A troca não melhorou muito as coisas e fez a torcida rezar para Luizão chegar o quanto antes em Porto Alegre.

A incapacidade de atacar teve seu preço: aos 31 minutos, Monzón, que havia entrado no lugar de Román, recebeu lançamento de Valdez e tocou na saída de Danrlei, decretando o 1 a 0. E, a partir daí, os paraguaios armaram uma verdadeira retranca e, ainda por cima, perderam algumas chances de ampliar nos contragolpes. Anderson Lima ainda mandou uma bola no poste, cobrando falta. Mas não evitou a primeira derrota tricolor em 2002. Neste ano, são 11 vitórias, três empates e este tropeço.

Mais informações sobre a Libertadores no especial do clicRBS

ALESSANDRO REIS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS