Ciências Exatas e da Natureza | 15/12/2011 13h54min
O profissional de Biologia pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o ciclo vital dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os seres, entre eles e o meio ambiente. É o que diz Luciana Scur, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela conta que, hoje, a sociedade tem carência de profissionais conscientes da necessidade de atuar, com qualidade e responsabilidade.
— A sociedade, atualmente, carece de biólogos que trabalhem em prol da conservação e manejo da biodiversidade, em políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biosegurança e na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de novas políticas na busca de melhoria da qualidade de vida — destaca.
A professora conta que cabe ao Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, além das atividades de biólogo, a missão de tornar o conhecimento produzido acessível para a população em geral, através da investigação científica e de atividades em espaços como museus e jardins botânicos, zoológicos e unidades de conservação.
Luciana explica que o biólogo formado formula e elabora estudo, projeto ou pesquisa básica e aplicada nos vários setores da Biologia ou a ela ligados. Ela destaca que o profissional tem um vasto campo de atuação.
— O biólogo pode elaborar pesquisa em setores que se relacionem a preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos. Além de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito da sua especialidade, bem como realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres — destaca.
A carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente. O profissional também pode atuar na biologia marinha, controle de pragas e vetores, microbiologia, genética e biotecnologia. No desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos, além de pesquisas com células-tronco, trabalho ambiental ou na docência.
Sociedade carece de profissionais conscientes da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade
Foto:
Cynthia Vanzella BD
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.