Mercado | 06/12/2011 14h42min
De acordo com o Sebrae, a maioria dos empresários brasileiros fala de forma positiva sobre a expectativa de vendas para as festas de final de ano, mas admite certa cautela por conta dos reflexos da crise econômica mundial.
A consultora da Fecomercio de São Paulo, Fernanda Della Rosa, avalia que o crescimento econômico no Brasil segue positivo, mas que o cenário mundial é de preocupação com a crise financeira e até mesmo de retração da economia. Mas para ela, mesmo que o Natal de 2011 não seja igual ao de 2010, considerado o melhor da última década - com crescimento de 7,6% em relação a 2009 -, as perspectivas para este ano são boas.
Segundo o coordenador nacional de comércio varejista do Sebrae, Ricardo Vilela, os rumores de crise estão nos noticiários e por isso deve-se manter atenção. Mas ele acredita que o comércio reagirá bem.
— Principalmente com a ajuda das medidas do governo, como baixar as taxas de juros e reduzir o Imposto sobre Produtos Industriali zados (IPI) de alguns artigos — explica.
Na opinião de Vilela, muita gente deve optar por suas compras de Natal e Ano Novo buscando produtos mais baratos e evitando fazer gastos que provoquem endividamento a longo prazo.
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