Ciências Exatas e da Natureza | 18/11/2011 07h20min
O agrônomo atua em todas as etapas do agronegócio, desde o plantio ou da criação de rebanhos até a comercialização da produção. Acompanha o dia a dia da produção no campo, preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. É o que diz Jaime Luiz Lovatel, coordenador do curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O professor conta que o profissional usa técnicas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O agrônomo compreende os aspectos culturais, antropológicos, psicológicos e socioeconômicos do meio de atuação. Deve respeitar características individuais e grupais, além dos conhecimentos do senso comum, integrando ao conhecimento científico e, desse modo, promovendo relações saudáveis e proficientes com o produtor rural.
— O agrônomo elabora, coordena, analisa, fiscaliza, assessora, supervisiona e especifica, técnica e economicamente, projetos agroindustriais e de agronegócio. Observa padrões de qualidade, respeitando a fauna e a flora, assim, promover a conservação ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, mediante utilização de conhecimentos e tecnologias agrários integrados com ênfase no enfoque agroecológico e na sustentabilidade ambiental — explica.
Segundo Lovatel, é tarefa do agrônomo desenvolver tecnologias, bem como atuar de forma crítica, criativa e empreendedora na solução de problemas agrícolas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais ambientais e culturais em atendimento às necessidades e prioridades da região da Serra.
Lovatel salienta que a cadeia do agronegócio é muito ampla, possibilitando muitos campos de atuação na área da produção vegetal e animal.
— O profissional pode atuar com máquinas e implementos. Com agroquímicos, que são fertilizantes e pesticidas utilizados em agroindústrias e empresas de transformação e agregação de valores. Pode trabalhar na conservação de câmeras frias e pós-colheita. Na topografia, realizando medições de áreas e mapeamentos. No gerenciamento administrativo de empresas rurais e agronegócio, reflorestamentos e produção de pastagens — conclui.
A cadeia do agronegócio é muito ampla, possibilitando muitos campos de atuação na área da produção vegetal e animal
Foto:
sxc.hu
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.