Prêmio | 16/11/2011 07h50min
Dois projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nos municípios de Santa Maria de Jetibá e de Vitória, no Espírito Santo, e um em São Paulo, capital, foram os vencedores do prêmio Vivaleitura de 2011. O anúncio foi feito na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Concorreram ao prêmio 1.865 experiências de todo o Brasil.
O projeto Biblioteca Itinerante nas Comunidades Pomeranas de Santa Maria de Jetibá foi o ganhador na categoria bibliotecas. A experiência envolve cerca de sete mil estudantes da rede pública municipal urbana e rural. O município, de 34,1 mil habitantes, a 80 quilômetros de Vitória, foi colonizado no século 19 por pomeranos — europeus oriundos de região entre a Alemanha e a Rússia, atual Polônia. A população da cidade capixaba fala o português e pomerano.
Na categoria escolas públicas e privadas, o prêmio ficou com o projeto A Volta ao Mundo em Mil História, desenvolvido na Escola Municipal Professor Vercenilio da Silva Pascoal, da periferia de Vitória. A experiência foi desenvolvida pela bibliotecária Elane de Oliveira Ebinger com estudantes do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos.
A terceira experiência premiada é Biblioteca do Arsenal Esperança, que concorreu na categoria sociedade. O projeto é desenvolvido no Albergue Social, que funciona na antiga Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo. Lá vivem cerca de 1,2 mil pessoas. De uma pequena sala de leitura que existia em 2005, o espaço e o acervo foram ampliados por iniciativa de Lourival Lopes Cancela, que morou no albergue e hoje faz graduação em biblioteconomia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.