Ciências Sociais Aplicadas | 15/11/2011 14h39min
O trabalho do profissional de Gestão Comercial se baseia em atividades de gerenciamento e negociação nas organizações comerciais, compreendendo aspectos como logística, finanças e dinâmica de mercado.
Segundo o coordenador do curso de Gestão Comercial da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Paulo Roberto Bampi, a região da Serra possui grande demanda de empresas e carece de profissionais preparados.
— A Serra é um pólo metal-mecânico fantástico. Possui um bom relacionamento com o mundo inteiro. O mercado criou a necessidade de profissionais preparados e que tenham consistência dentro dele — ressalta.
O diretor do Sindicato dos Representantes Comerciais de Caxias do Sul, Vanderlei José Rech, conta que trabalhou desde jovem com vendas e comércio, porém, sentiu necessidade de se aperfeiçoar e escolheu o curso de Gestão Comercial da UCS.
— O representante comercial já tem vasta informação sobre o mercado. Procurei o curso, pois queria colocar em ordem meus conhecimentos. Eu já tinha um “arquivo” na minha cabeça, mas tava tudo fora do lugar. E isso o curso proporciona, além de abrir um leque de conhecimento sobre contabilidade, marketing e comunicação — destaca.
O representante comercial explica que o profissional segmenta o mercado e cria necessidades.
— É preciso descobrir a necessidade da empresa e criar desejo pelo produto que está à venda. Mostrar que o produto é o melhor e que vai suprir as necessidades da organização — revela.
O profissional de Gestão Comercial deve ter habilidade de trabalhar em equipe. Pode atuar como supervisor e gerente de vendas, representante comercial, no varejo, na área de serviços ou consultor.
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