clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ciências Humanas  | 09/11/2011 18h20min

Assistente Social trabalha diretamente com a população

Professora da UCS explica que a profissão tem vasto campo de atuação

Renata Sirtoli  |  escolha.certa@pioneiro.com

O profissional de Serviço Social trabalha para manter o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.  É de responsabilidade do assistente social integrar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Acompanhar essas crianças, analisar a situação e criar um ambiente saudável, até que a família e a criança estejam prontas para retornar ao convívio.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Elizabete Bertele, explica que o assistente social trabalha diretamente com a população, com ações de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

— O assistente social promove processos de autonomia e desenvolvimento social no contexto cotidiano da vida social, buscando a melhoria da qualidade de vida e da sociabilidade, a ampliação da participação social e a consolidação da cidadania — salienta.

O profissional cria campanhas de saúde, educação, recreação, alimentação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade.

Segundo Elizabete, o profissional o curso de Serviço Social busca construir uma formação no sentido que o egresso seja um profissional com base intelectual e cultural generalista crítica, com capacidade de inserção criativa e propositiva em sua área de desempenho para, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, viabilizar através de capacitação teórico-metodológica e ético-política, requisito fundamental para a execução de atividades técnico-operativas, exercitar as competências e atribuições dispostas ao assistente social.

O assistente social tem um vasto campo de atuação. Ele pode trabalhar em entidades estatais vinculadas ao poder Executivo, da administração direta - esferas nacional, estaduais e municipais, fundações, empresas estatais. Entidades não governamentais sem fins lucrativos tais como as fundações e associações, com ou sem Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social. Associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social e órgãos e entidades representativas da categoria profissional, organizações populares, que agregam, entre outros, movimentos sociais em geral, associações de moradores e sindicatos. Também pode atuar no desenvolvendo de atividades profissionais de planejamento, administração, execução, assessoria, consultoria e pesquisa em matéria relacionada às políticas sociais, com ênfase ao exercício, preservação, defesa e ampliação dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

Cynthia Vanzella / 

O profissional cria campanhas de saúde, educação, recreação, alimentação e implanta projetos assistenciais
Foto:  Cynthia Vanzella


Comente esta matéria

Mais Notícias

Engenharias e Tecnologias  15/01/2012 09h50min
Jogo rápido: mercado de Engenharia de Controle e Automação
Ciências Sociais Aplicadas  14/01/2012 09h11min
Jogo rápido: mercado de Serviço Social
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h59min
Jogo rápido: mercado de Marketing
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h20min
Jogo rápido: mercado de Negócios Imobiliários
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h59min
Jogo rápido: mercado de Gestão Financeira
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h51min
Jogo rápido: mercado de Direito
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.