| 28/10/2011 13h34min
Pelo menos 300 estudantes de escolas públicas, particulares e de cursinhos pré-vestibulares de Santa Maria participaram de um protesto contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na manhã desta sexta-feira.
Munidos de cartazes, apitos, com narizes pintados de palhaços e com um carro de som, os jovens se aglomeraram na Praça Saldanha Marinho, no Centro.
— Ficamos indignados com o desrespeito com o aluno. O Enem não respeita as regionalidades, é uma prova nacional e está errado — lamenta a vestibulanda do curso de Medicina Luana Prevedelo Siganski, 19 anos.
Vazamento da prova
Quatorze questões do Enem distribuídas vazaram dias antes das provas. Elas estavam em uma apostila do Colégio Christus, de Fortaleza (CE). A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do exame.
Em nota, o Inep confirma a participação da escola em pré-testes (versão resumida do Enem para avaliar a dificuldade das questões), em outubro de 2010. Porém, descarta a possibilidade de extravio de material, já que a prova foi acompanhada por fiscais, que conferiram o número de cadernos devolvidos.
A Polícia Federal (PF) investiga como a escola teve acesso às 14 questões, já que "não eram de domínio público, e não poderiam ter sido memorizadas pelos estudantes ". O MEC afasta a hipótese de as questões teriam circulado pela Internet antes da realização da prova.
Os alunos do Colégio Christus tiveram suas provas canceladas, na quarta-feira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.