Saúde | 27/10/2011 13h26min
O farmacêutico é um multiprofissional, exerce diversas funções, porém, muitas delas são desconhecidas pela sociedade. É o que diz Leandro Tasso, coordenador do curso de farmácia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
— O farmacêutico pode atuar em mais de 70 campos, muitos deles desconhecidos pelas pessoas, que acaba identificando-o apenas como aquele que trabalha na farmácia ou no laboratório — argumenta.
Segundo Tasso, a carreira de farmacêutico é ampla e desafiadora ao mesmo tempo. Ele diz que as oportunidades de trabalho têm se ampliado nos últimos anos, tendo a drogaria e a farmácia de manipulação como as áreas de maior abrangência. Porém, como explicou o professor, o campo é amplo. Ele destaca as áreas:
— Como exemplos de campos de atuação podem-se citar: indústria de medicamentos, alimentos e bebidas, cosméticos, saneantes, domissaneantes e insumos para diagnósticos; hospitais; farmácias de manipulação de medicamentos alopáticos e homeopáticos; farmácias comunitárias; drogarias; dispensação de medicamentos; distribuidoras; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; ensino e pesquisa; assistência farmacêutica e técnica; atenção farmacêutica; órgãos de saúde e fiscalização, além de centros de hemoterapia e oncologia.
O profissional produz e controla a qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Presta orientação sobre o uso e a conservação correta dos medicamentos. Na indústria alimentícia, atua na produção e no controle de qualidade dos alimentos e bebidas. É responsável pela análise de materiais biológicos, capaz de auxiliar no diagnóstico de várias doenças. Atua em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro e controle de medicamentos. Atua na avaliação toxicológica de medicamentos, alimentos, cosméticos e saneantes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.