Hospitalidade | 28/10/2011 07h30min
Apesar de o Brasil ter mais de 28 milhões de pessoas com deficiência, hotéis, meios de transporte e pontos turísticos nacionais não estão preparados para receber esse público.
Esses e outros dados foram divulgados na oficina Adaptabilidade: um viajante diferenciado. Recomendações práticas para hotéis, atrações e companhias aéreas, ministrada por Ricardo Shimosakai, do blog Turismo Adaptado, no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav) 2011.
A informação é o maior presente nesse nicho de mercado, mesmo porque, às vezes, nem o próprio deficiente sabe como utilizar a acessibilidade oferecida pelos poucos hotéis nacionais. Segundo Ricardo, é complicado se sentir seguro em um país em que o selo de acessibilidade é usado de forma errada.
— Já vi hotéis com o selo sem uma cadeira de banho ou com profissionais orientados a não mexer nos móveis, pensando nos cegos. Sem falar que quando um hotel tem quarto adaptado é somente um — contou.
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