Engenharias e Tecnologias | 25/10/2011 08h30min
Com o objetivo de discutir a nanotecnologia, acontece de 25 a 27 de outubro, no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre) o VIII Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. O encontro se propõe a discutir os progressos da potencialidade e riscos da nanotecnologia global e brasileira, promovendo o intercâmbio científico entre pesquisadores e estudantes de diferentes áreas além de debater como os estudos nanocientíficos e nanotecnológicos podem contribuir para a melhora da saúde, das atividades econômicas, da qualidade de vida nas cidades e do meio ambiente em geral.
O seminário, em seu caráter itinerante, visa potencializar as instituições locais e regionais, sendo também um espaço de socialização através de trocas e difusão científica tanto para um público especializado e não especializado. A atividade é uma continuidade da produção e socialização de conhecimentos interdisciplinares sobre nanociência e nanotecnologia que começou em no Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), em São Paulo.
Na programação do dia 25 está a teleconferência internacional com a University of Oxford sobre nanomedicina, nanopartículas, nanoestruturas, ótica-eletrônica e biosensores ótica-eletrônica e biosensores e aplicações de nanopartículas numa variada gama de protetores solares para abastecer catalisadores aditivos e bio-rótulos. Ainda no primeiro dia o assunto abordado em mesa-redonda será
nanofármacos, fármacos e nanocosméticos, fármacos, nutrição com surgimento de novos sistemas e a abertura solene com homenagem a Henrique Rattner, professor da USP e membro fundador da Rede Brasileira de pesquisa em nanotecnologia, sociedade e meio ambiente (Renanosoma), falecido em 2011.
No segundo dia, 26 de outubro, haverá a teleconferência internacional com Amigos da Terra – Austrália. Friends of the Earth Nanotechnology Project and Scott Kinnear, board member of Biological Farmers of Australia and owner of Organic Wholefoods e mesa redonda sobre energia, agricultura e nanotecnologia. O último dia, 27 de outubro, prevê como ponto de discussão a educação e engajamento público e cidades, sustentabilidades e nanotecnologia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.