Ciências Sociais Aplicadas | 19/10/2011 08h02min
O Comércio Internacional surgiu em função do mercado, para suprir as necessidades criadas pelo comércio estrangeiro. É o que diz o professor Roberto Birch Gonçalves. Ele explica que o profissional trabalha nas questões de intermediação entre empresas nacionais e do Exterior. Gerencia as atividades comerciais de uma organização, identifica oportunidades de negócios e cuida dos processos de importação e exportação de mercadorias.
Ele comenta que o profissional trabalha na área de exportação e importação, estuda a logística internacional aplicável e a legislação aduaneira que afeta o comércio internacional.
— Durante a faculdade, o aluno estuda a comunicação e cultura de outros países, as práticas cambiais, estratégias e gestão de vendas e negociações internacionais. Tudo isso prepara o egresso para atuar no mercado — comenta.
Gonçalves conta que o intercâmbio é obrigatório para a conclusão do curso.
— O que chama a atenção é que, para concluir o curso, o aluno é obrigado a ter uma experiência internacional e vivenciar o mercado. A partir do segundo semestre, o estudante pode realizar a viagem. Isso torna o aluno um cidadão do mundo — ressalta.
O profissional de Comércio Internacional administra a inserção das organizações no mercado mundial, atua no departamento de compras dentro de empresas, realizando compra e venda com o mercado internacional. Realiza a gestão e produção baseados no Exterior. Pode atuar em embaixadas como adidos comerciais e auxilia o governo em todas as esferas da área comercial.
O professor destaca a importância do conhecimento de línguas estrangeiras:
— O estudante de Comércio Internacional deve saber inglês, e isso é o básico. Saber outras línguas é importante e um diferencial.
Profissional trabalha nas questões de intermediação entre empresas nacionais e do Exterior
Foto:
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.