Engenharias e Tecnologias | 17/10/2011 11h32min
A região da Serra gaúcha é o segundo maior pólo metal-mecânico do país, porém, a área da automação é um campo novo. É o que diz o coordenador do curso de Automação Industrial da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Guilherme Holsbach Costa.
— A área da automação é completamente incipiente na Serra, há muito por ser feito na região — argumenta.
O professor conta que o profissional tecnólogo assume um perfil similar ao de um engenheiro, porém, com menor ênfase teórica e maior foco na aplicação.
— Em geral, o curso está em um perfil intermediário, entre o técnico de nível médio e o Engenheiro. Os conceitos ensinados ao aluno são vistos em menor abrangência do que na Engenharia, mas com a mesma profundidade — destaca o professor.
Costa afirma que o profissional é capacitado para automatizar sistemas e processos generalistas. Sendo assim, o tecnólogo em Automação Industrial pode atuar não só na indústria, mas em automação comercial e residencial, nas áreas da saúde e entretenimento.
— Uma máquina de lavar-roupas, uma esteira para exercícios físicos, jogos eletrônicos, uma máquina de tomografia computadorizada e um elevador são exemplos de sistemas que envolvem processos automatizados — ressalta.
O coordenador assegura que o egresso do curso tem uma sólida formação teórica e que, após formado, encontra possibilidade de atuação em diversas áreas como a saúde, indústria ou entretenimento.
— Esses fatores tornam o curso atrante. O mercado nacional encontra-se com grande carência de profissionais da área da Automação Industrial. É a o momento ideal para quem pretende realizar o curso — conclui.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.