Educação | 13/10/2011 16h22min
A proposta do novo Sistema Estadual Articulado de Avaliação Participativa (SEAAP) da Educação foi apresentada na manhã desta quinta-feira para o Cpers/Sindicato.
O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, detalhou a proposta para a direção-geral da entidade e ressaltou que o sistema foi elaborado dentro de uma concepção de avaliação integral, a ser realizada pelos sujeitos da própria comunidade escolar.
— A proposta não tem nenhum instrumento de avaliação externa e contempla as quatro áreas do conhecimento. Busca consolidar o compromisso social da escola com a sua comunidade — destacou.
Sobre a atualização dos critérios de avaliação dos professores para a promoção por merecimento no Plano de Carreira o secretário enfatizou que a intenção é valorizar o processo de avaliação dos professores para que seja agregado à carreira.
O SEAAP é dividido em três pilares: diagnóstico, análise institucional (escolas, CREs e Órgão Central) e análise de indivíduos. Possui oito dimensões de avaliação: gestão Institucional; ambiente físico; ambiente educativo de trabalho; organização e condições de trabalho; condições de acesso, permanência e sucesso da escola; formação inicial e continuada; prática pedagógica e práticas de avaliação. As dimensões geram 80 indicadores e estes têm cinco descritores cada, num total de 400 descritores.
Na avaliação individual a pontuação passa ter centralidade na formação inicial e continuada (o sistema em vigência confere à formação 13,47% da pontuação; este índice, pela nova proposta, passa para 64,86%). O percurso individual contará com 20 indicadores, com cinco descritores cada, totalizando 100 descritores.
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