Comunicação Social | 07/10/2011 12h56min
Jornalismo é cotidiano, fatos reais e histórias. É nunca viver a mesma rotina, não ter hora para dormir ou acordar. Permite ao expectador entender os fatos, muito mais do que simplesmente tomar conhecimento deles.
A jornalista Marisol Santos, apresentadora do programa de TV Jornal do Almoço, da RBS, conta que exercer a profissão é tentar mudar a vida das pessoas, não com o pensamento dos calouros de jornalismo, que entram na universidade com a pretensão de mudar o mundo inteiro, mas sim, dando uma dica de saúde, contando uma novidade ou uma notícia simples, mas que faça diferença.
— Às vezes, nós jornalistas não temos noção de como uma simples notinha ou uma dica pode influenciar na vida das pessoas. Uma informação errada, por exemplo, pode prejudicar muita gente — pondera.
Ela fala sobre a importância de fazer estágios:
— Fazer estágios no período da faculdade é bem importante. É a época que se tem menos compromissos financeiros, dá para aproveitar, conhecer o mercado de trabalho e estar por dentro das diferentes áreas que envolvem o jornalismo.
Ela revela que escolheu fazer jornalismo porque sempre gostou de se comunicar. Ela destaca que a boa comunicação com as pessoas e saber transmitir as notícias é essencial para ser jornalista.
— Eu faço parte do dia a dia das pessoas, invado a casa delas em um momento importante, que é a hora do almoço. Eu sei que tenho o dever de informá-las da melhor forma possível, pois é isso que elas esperam de mim. Muito mais que o "glamour" que televisão envolve, é preciso ter responsabilidade — destaca.
Um bom jornalista é aquele constantemente atualizado, criativo, investigador, objetivo, que mergulha com profundidade nos assuntos. O campo para o profissional é amplo: o jornalista pode atuar em jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, portais de internet e assessorias de imprensa de organizações ou autônomas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.